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Spotify revela ações publicitárias de sucesso na plataforma em 2023
01 de Abril de 2024

Spotify revela ações publicitárias de sucesso na plataforma em 2023

'Spotify Hits' reconhece as campanhas publicitárias inovadoras e eficazes na plataforma

O Spotify revelou as marcas e as agências que se destacaram em 2023 pela criatividade, estratégia e eficiência de suas campanhas na plataforma na segunda edição do Spotify Advertising Hits.

A iniciativa reflete a importância de contar histórias e reinventar a forma que as marcas cativam os milhões de usuários no app de músicas, fornecendo insights e inspirações de campanhas de sucesso.

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“Anunciantes, agências e criadores aproveitam o conteúdo digital para criar experiências que vão além da tela. Spotify é uma plataforma para a criatividade na qual as marcas podem alcançar públicos profundamente engajados de maneiras novas e emocionantes, cercadas por criadores de músicas e podcasts que definem a cultura. O poder do áudio não tem fronteiras e é o melhor caminho para a inovação criativa; é exatamente o que fizeram as marcas reconhecidas”, afirma Vicente Carrari, Diretor de Vendas no Spotify no Brasil. “A iniciativa demonstra como nossa plataforma abriga criatividade e a melhor publicidade digital da categoria seja para aumentar o awareness, alcançar novos clientes ou gerar mais vendas. Oferecemos diversas experiências de anúncio on e off plataforma para as marcas aproveitarem o poder do áudio ao máximo”, completa Priscilla Barsotti, Diretora de Vendas no Spotify no Brasil.

Confira as campanhas que são destaque na segunda edição do Spotify Advertising Hits:

Categoria: TOP HIT – Campanha
Campanha: OMO Vibes(para Unilever/OMO, por Initiative e Dark Kitchen)

A campanha OMO Vibes integrou a nova linha de sabão líquido inspirada em gêneros musicais populares no Brasil – criados especialmente para a ação – com a experiência do usuário no Spotify e se aproveitou do fato de que ouvir música é uma atividade para qualquer momento do dia, incluindo lavar roupa. A Unilever criou uma campanha inédita que chamou a atenção dos usuários da plataforma e alavancou diversas métricas para a marca OMO no Spotify.

Campanha OMO Vibes para Unilever/OMO por Initiative (Crédito: Spotify/Divulgação)

Categoria: FEAT – Campanha com utilização de música
Campanha: Blackinho Poderoso (para Johnson’s por Initiative e Suno)

Para o lançamento da linha Kenvue, de shampoos infantis voltados para crianças com cabelos crespos, a Johnson’s apostou em uma canção voltada para a família cantar junto, uma forma de transmitir sua mensagem de forma eficaz e divertida. Blackinho Poderoso deixa claro o propósito do produto ao mesmo tempo em que traz uma mensagem de empoderamento e diversão para as crianças.

Campanha Blackinho Poderoso para Johnson’s por Initiative e Suno (Crédito: Spotify/Divulgação)

Categoria: POD FALAR – Campanha com utilização de podcast
Campanha: Samsung Galaxy S23 (para Samsung, por F.Biz)

Para o lançamento do Galaxy S23, a Samsung aproveitou a temporada de festivais de música no Brasil para ativar sua audiência no Spotify com uma campanha de áudio e vídeo que incluiu a utilização de podcasts para veiculação de spots customizados e host reads, contextualizando o lançamento dentro do tema principal de cada programa planejado e mostrando a versatilidade dos podcasts para as marcas.

Categoria: AO VIVO – Ativação ao vivo
Campanha: Creme é Salon Line!(para/por Salon Line)

Salon Line foi uma das marcas que marcaram presença na Experiência creme, que o Spotify realizou no ano passado, e sua ativação no evento, aliada a uma campanha de divulgação com diversos formatos e conteúdo pós-evento, fez com que a marca fosse reconhecida na categoria AO VIVO. Salon Line não apenas aproveitou o fato de que o nome do evento – e da playlist que deu origem a ele – é literalmente o nome do seu principal produto, mas também a alta afinidade que os gêneros celebrados por creme (trap e funk) têm com o seu público-alvo.

Categoria: WIN-FLUENCER – Campanha com creators
Campanha: Brahma feat. Sertanejo (para Brahma, por Soko & Diverti) e Bora render Ipimax (para Ipiranga, por Mutato & i-Cherry)

Brahma criou uma experiência única e personalizada para evidenciar que todo mundo tem um pouco de sertanejo na própria história – e em suas playlists -, utilizando spots gravados por artistas nacionais de diferentes gêneros. Já Ipiranga trouxe uma experiência musical para o Spotify para divulgar o conceito Bora Render do combustível Ipimax, utilizando uma nova versão de um dos grandes hits do sertanejo do ano passado.

Campanha Bora render Ipimax para Ipiranga, por Mutato & i-Cherry (Crédito: Spotify/Divulgação)

Categoria: PULSO – Campanha relacionada a momento cultural
Campanha: Attenzione Pickpocket(para/por Nubank)

De olho no fenômeno attenzione pickpocket que viralizou no ano passado, a Nubank entendeu que seria o momento perfeito para alertar seus clientes sobre golpes que eles podem sofrer em suas contas, da mesma maneira que o meme mostrava pessoas sendo alertadas de ladrões que roubavam seus pertences nas ruas de Veneza. O áudio da campanha foi produzido em apenas 48 horas e aproveitou o imediatismo que o formato oferece para impactar a geração Z.

Categoria: NA GRADE – Estratégia de audiência
Campanha: Big Mac. Pra todo mundo. (para McDonald’s, por Galeria)

A campanha do McDonald’s teve como objetivo gerar awareness entre a geração Z para o Big Mac com o lançamento de duas novas versões do produto. Como parte de uma campanha multi formato, foram criados spots com a reinterpretação do clássico jingle do produto em gêneros diferentes: funk, pop, trap e sertanejo veiculados para suas respectivas audiências no Spotify.

Big Mac. Pra todo mundo. para McDonald’s por Galeria (Crédito: Spotify/Divulgação)

Categoria: NOVO BEAT – Estratégia de marca mais inovadora
Campanha: OMO Vibes(para Unilever – OMO, por Initiative & Dark Kitchen)

A Unilever utilizou o mix de formatos oferecidos pelo Spotify com peças segmentadas para momentos diferentes para engajar os consumidores, convidando-os a experimentar algo inédito: cinco versões de OMO – cada uma atrelada a um gênero musical distinto. As peças da campanha, associadas às diferentes versões, eram ricamente ilustradas e cheias de cor, assim como as embalagens do produto, trazendo OMO para mais próximo de uma audiência jovem.

Categoria: SHUFFLE – Campanha multi formato
Campanha: Vou de Volks – The Town(para Volkswagen, por ALMAPBBDO)

Para comemorar a chegada da primeira edição do festival The Town, a Volkswagen, patrocinadora do evento, tomou conta do Spotify com uma campanha que celebra a marca que melhor utilizou os diferentes formatos que o Spotify oferece. A campanha incluiu experiência digital, áudios, display, vídeo, patrocínio de playlists e podcast, contribuindo para a amplificação do conceito criativo Vou de Volks e gerando grandes resultados para a marca.

Campanha Vou de Volks para Volkswagen por ALMAPBBDO (Crédito: Spotify/Divulgação)

Categoria: AULAS – Uso de formato em uma campanha
Campanha: Juntos Jontex (para Jontex, por BETC Havas / Agência 947)

Utilizando o benefício que a Sessão Patrocinada oferece aos usuários – 30 minutos de música sem interrupções oferecidos pela marca patrocinadora-, a Jontex encontrou o espaço ideal para falar de maneira criativa sobre como o seu principal produto permite que casais curtam momentos de prazer intensamente sem interrupções.

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