Publicidade
Primeiro trimestre fecha com saldo de quase 17% no comércio
30 de Abril de 2008

Primeiro trimestre fecha com saldo de quase 17% no comércio

Publicidade

30/04/08

Pesquisa foi realizada pela Fecomércio

Publicidade

As vendas no primeiro trimestre na Grande Florianópolis fecharam com saldo positivo para o comércio. De acordo com a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio), realizada pelo Instituto Mapa, o resultado acumulado de faturamento ficou em +16,9% na comparação com o mesmo período no ano passado.  As vendas em março cresceram 6,6% em relação a fevereiro. Este resultado é favorável, pois, entre janeiro e fevereiro, as vendas foram de -3,9% no comércio da região metropolitana. Um dos destaques foi o setor automotivo que apresentou, em março, aumento de vendas em 20% em relação a fevereiro. O presidente da Fecomércio, Antônio Edmundo Pacheco, diz que é um reflexo provável da política de expansão de crédito, aumento do poder aquisitivo e também do número de parcelas de financiamento.

O nível de empregabilidade também apresentou bom desempenho no trimestre. O saldo foi de +3,8%, embora março tenha fechado com -0,1% em relação a fevereiro. Em relação à forma de pagamento, as compras a prazo voltaram a se equiparar às vendas à vista em março e representaram 49,7% das compras totais no comércio da Grande Florianópolis.

Em março, a inadimplência total do comércio repetiu o índice de fevereiro: 3,1%.  O percentual é ligeiramente menor que março do ano passado.  A evolução do primeiro trimestre do ano acompanha a tendência verificada em 2007.

Para 68,9% dos empresários ouvidos na pesquisa em março, os preços finais foram os mesmos, apenas 19,3% falaram em aumento e 12,6% disseram ter reduzido. Para Pacheco, o resultado das vendas positivas em março, significa uma reação do setor, motivado pela intenção do consumidor em aproveitar facilidades cada vez maiores. ???No final do mês, tivemos um importante incremento por conta das vendas de Páscoa, em alguns segmentos, mas a expectativa é que abril irá fechar melhor ainda???, avalia o presidente da federação.

Twitter Whatsapp Facebook
Publicidade