Publicidade
PIONEIRA: Rede Paranaense de Comunicação lança TV Digital
21 de Outubro de 2008

PIONEIRA: Rede Paranaense de Comunicação lança TV Digital

Publicidade

21/10/08

Transmissões terão início no dia 22 de outubro. A iniciativa é destaque por ser a primeira do Sul do país

A Rede Paranaense de Comunicação, por meio da TV Paranaense, inicia, no dia 22 de outubro, as transmissões da TV Digital em Curitiba. A iniciativa é destaque por ser a primeira do Sul do país, na implantação do novo sistema. Foram feitos investimentos de cinco milhões só em equipamentos e capacitação de profissionais.

Publicidade

Neste começo das transmissões, somente Curitiba e algumas cidades metropolitanas terão a cobertura do sinal digital, mas, em poucos anos, todo o Paraná será cobertura do sinal digital, segundo a gerente geral da Central RPC de Marketing, Milena Seabra. ???O objetivo da RPC é levar aos paranaenses um novo modo de assistir TV, com as melhorias em qualidade de imagem e som, além da portabilidade, mobilidade e as futuras ferramentas de interação???, explica.

Ela comenta que a captação do sinal digital será através de uma antena UHF, por isso, será necessária a instalação desta antes. ???Também será preciso ter um conversor digital, um Set Top Box, que converta o sinal digital para o televisor de casa dos telespectadores???, diz.

?? importante lembrar que, durante o período de transição do sistema analógico para o digital, os canais VHF ainda estarão no ar e deverão ser mantidos até que toda a população já tenha substituído a recepção analógica pela digital.

Preparativos
Para divulgar as informações sobre o início das transmissões digitais, a RPC realizou uma série de eventos, durante o ano, para públicos internos e externos para garantir que início das transmissões ocorra sem problemas. ???Os funcionários do grupo tiveram a oportunidade de assistir palestras, participar de cursos, além de receber uma séria de informações sobre a campanha publicitária, dicas e curiosidades sobre a nova tecnologia???, lembra Luiz Claudio Vieira, diretor geral da RPC TV. Além deles, os diretores e gerentes do grupo assistiram a uma palestra do diretor de engenharia, Enio Sergio Jacomino, que abordou aspectos da TV Digital e apresentou, a todos um panorama do processo de pesquisas e testes.

Já para o público externo foram realizados encontros para esclarecer questões técnicas sobre a TV Digital. Varejistas e antenistas compareceram à sede da TV Paranaense para uma conversa com integrantes da engenharia da TV. ???No próximo dia 23 será a vez de um encontro com as agências de publicidade e seus profissionais, para detalharmos como serão nossos próximos passos na produção de comerciais???, detalha Vieira.

Campanha Publicitária
Para maior divulgação a RPC, com a agência Heads Propaganda, criaram uma campanha exclusiva para a TV Digital, que está no ar desde o último dia 15 de setembro e tem, como tema: ???RPC TV Digital. O Paraná nunca se viu assim???. Para facilitar o esclarecimento de dúvidas entre o público e a RPC, a agência criou o mascote ???GIT???, que responde às dúvidas do público em um blog. Além da TV, a campanha conta com inserções em rádio, internet e ações promocionais. ???A primeira parte da comunicação foi dividida em duas fases com teaser e revelação???, conta Vieira. O teaser não leva assinatura e também foi construído em 3D. Já a revelação, feita também em 3D, possui quatro filmes, anúncios e materiais de sustentação.

Também, no final de setembro, foi lançado o site da RPC TV Digital, que está no portal WWW.rpc.com.br/tvdigital, onde os internautas podem tirar dúvidas, ter acesso a informações técnicas, conhecer as últimas novidades e interagir pelo blog.

Anos de história e dedicação
O início das transmissões da TV Digital no Paraná marca o 48º aniversário da TV Paranaense. ????? como se voltássemos ao começo. Ser a primeira emissora do sul a transmitir o sinal digital nos traz muita motivação e mostra a força da RPC???, ressalta Vandelino Gonçalves, diretor de Programação e Produção da TV Paranaense.

A TV foi fundada em 1960 e hoje cobre 36 municípios do Paraná. ?? sinônimo de tecnologia e qualidade em transmissão. São 269 colaboradores que trabalham na produção de 10 programas locais: o Bom Dia Paraná, RPC Notícia, Paraná TV 1.ª e 2.ª Edições, Globo Esporte, Globo Comunidade, Plug, Meu Paraná, Caminhos do Campo e Revista RPC, e na retransmissão da programação da Rede Globo, a qual é afiliada desde 1976. A sede própria localizada no bairro Mercês desde agosto de 2003 e concentra equipamentos de última geração que garantem a qualidade das transmissões.
Fonte: Lide – Assessoria de imprensa da emissora

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade