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Marcas discutem sobre a importância de trazer o consumidor para o processo criativo
27 de Julho de 2023

Marcas discutem sobre a importância de trazer o consumidor para o processo criativo

Quando o cliente participa do processo criativo, a campanha fica mais perto da necessidade do consumidor.

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Zappi, Instacart e Pepsico se uniram ao Ad Age durante o Cannes Lions para conversar sobre como aproveitar a força que o feedback do consumidor pode ter no processo criativo, principalmente, novas campanhas.

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Porém, existe uma questão que precisa ser avaliada em cima desta atitude, afinal de contas, não podemos parar um momento de criatividade para refazer ideias depois de ler insight de clientes. O principal objetivo é não prejudicar o que já está funcionando.

Ao mesmo tempo, olhando para os dados atuais, vimos que as marcas estão em todo o seu processo criativo usando as opiniões de clientes.

Participaram da discussão, em Cannes, John Dioso (editor do Ad Age Studio 30), Ryan Barry (presidente da Zappi), Stephan Gans (vice-presidente sênior e diretor de insights e análises da PepsiCo) e Laura Jones (diretora de marketing da Instacart).

O papo chegou à conclusão que as empresas, quando permitem que consumidores participem do processo criativo, criam experiências que trazem mais conexão e os desejos dos clientes.

A conclusão: fazer isso permite que as marcas criem experiências mais eficazes, mais bem conectadas aos desejos e necessidades do cliente.

Insights dos consumidores no processo criativo pode ser mais encantador para a campanha

Durante o evento, Laura Jones (diretora de marketing da Instacart) comentou que “os mesmos insights que informam o produto também devem informar o marketing. Ao ouvir o ciclo de feedback do cliente e observar diferentes fontes de dados, como análise de mídia social ou dados primários que você pode ter em sua plataforma, você pode começar a desenvolver uma imagem mais rica de seus consumidores e quais são suas necessidades.”

Além disso, ela ainda completou afirmando que esta participação pode trazer experiências de itens da marca e ainda deixar a campanha mais atraente ao consumidor. Porém, as empresas não devem apenas escutar as histórias, mas atender a sugestão daquele cliente.

A PepsiCo e a Zappi já praticam esta “técnica” desde 2019, onde trazem as opiniões dos clientes para cada etapa. O Amplify Ad System, da Zappi, melhorou a forma criativa das campanhas da Pepsico em até 30%, falou Ryan Barry (presidente da Zappi).

“Nossa plataforma ajuda as empresas a otimizar os anúncios à medida que os desenvolvem e com confiança”, explicou ele. “Agora, mais do que nunca, é muito importante ajudar as marcas a aprender com os consumidores, não testar com os consumidores.”

No mesmo momento do começo do Cannes Lions, a Zappi fez o lançamento da pesquisa “The State of Creative Effectiveness in 2023”, que trouxe dados de testes feitos com quase um milhão de clientes em mais de 2 mil anúncios.

O principal objetivo do relatório era avaliar se tivermos uma melhora em um momento de “quebra” de atitudes durante o processo criativo. A pesquisa chegou à conclusão que, mesmo com a adaptação dos profissionais de marketing, em ouvir as necessidades do cliente durante a pandemia, o mesmo comportamento não aconteceu quando tivemos a instalação da crise global.

Foto: Pexels

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