Muitas marcas estão utilizando a tecnologia FOOH (Fake Out Of Home)* como forma de engajamento no lançamento de produtos, não é mesmo? A nova campanha da Samsung não fez diferente e, para divulgar o Galaxy S24, a marca ainda contratou Xuso Jones, cantor espanhol.
A ação, que aconteceu na Plaza de Callao, em Madrid (Espanha), foi criada pela agência Starcom em conjunto com a equipe de conteúdos da Samsung e da Publicis, de acordo com informações do Marketing Directo.
O principal objetivo da campanha é enfatizar o Galaxy AI, a inteligência artificial, presente no novo smartphone da marca.
Cantor espanhol ajuda na nova campanha da Samsung
Xuso Jones foi até o local para mostrar o quão realista era a ação da nova campanha da Samsung. No vídeo, que ele publicou em sua conta no TikTok, podemos ver ele tirando uma foto no Galaxy S24 gigante. Durante o conteúdo, ele mostra um dos atributos da IA presente no smartphone, que é o fato de poder editar rapidamente as suas fotos, permitindo que o usuário exclua elementos da imagem.
@xusojones Que loco lo que pasó ayer en Callao ¿no? Hacer desaparecer a alguien de tu vida nunca fue tan fácil ✅ @Samsung España #GalaxyS24 Ultra #GalaxyAI ♬ sonido original – Xuso Jones
“Durante os períodos de férias, tirar fotografias ou ‘selfies’ pode ocupar até três horas do nosso tempo (de acordo com um estudo publicado na revista ‘Social Psychological and Personality Science’, abril de 2023). Esta ação mostra que a tecnologia existe para nos ajudar e poupar tempo, para sugerir os retoques necessários, eliminar objetos indesejados e oferecer-nos a melhor imagem graças à Inteligência Artificial incorporada na câmera do Galaxy S24 Ultra”, explicou Alfonso Fernández Iglesias, CMO e chefe de direto ao consumidor da Samsung, segundo informações do Marketing Directo. “A inovação faz parte dos nossos produtos, mas também das nossas ações promocionais e da forma como contamos ao mundo todo o potencial e benefícios da nossa tecnologia”, continuou ele.
A publicação na rede social do cantor espanhol sobre a nova campanha da Samsung tem mais de 4 milhões de visualizações e muitas pessoas duvidaram do que estavam vendo. O cantor mesmo disse: “Fazer alguém desaparecer da sua vida nunca foi tão fácil ✅”, explicando sobre o fato de o Galaxy S24 aparecer. Uma seguidora ainda comentou: “Isso realmente não aconteceu 😂”.
O que é FOOH e como surgiu?
Este tipo de publicidade surgiu para atender a uma demanda de representações realistas de ativações em ambientes físicos para que pudessem ser veiculadas por marcas nas redes sociais com o intuito de recriar cenas que seriam impossíveis ou inviáveis de serem criadas de maneira real.
A técnica não tem exatamente uma data de início, mas começou a ficar mais popular com ativações gringas de marcas como a Maybelline, que simulou a implementação de cílios em um trem do metrô e também da marca Jacquemus, que simulou bolsas gigantes desfilando pelas ruas de Paris para a Semana de Moda.
Foto: Unsplash