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O que passado e presente indicam para o futuro da publicidade
10 de Junho de 2024

O que passado e presente indicam para o futuro da publicidade

3º ano de crescimento!

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2023 foi um ano muito mais semelhante à normalidade pré-pandemia, com o retorno aos modelos presenciais e híbridos de aulas e trabalho, além da volta total dos grandes eventos, como o próprio carnaval de rua, maior evento do país.
Neste contexto, a publicidade que tende a refletir nossos momentos econômicos, seguiu com a
3a alta consecutiva, crescendo 8% (vs IPCA 4,62%) e atingindo o patamar de R$ 80 bilhões investidos.
Quase todos os meses superaram seus correspondentes em 2022, com destaques para setembro, outubro e dezembro, dois dígitos acima.
Mas além de compreender o que já passou, é preciso mirar os pontos de atenção para o futuro. E neste sentido, os CMO’s das maiores marcas do Brasil nos indicam que o foco de 2024 estará no entendimento das jornadas cross-media.
Na 40ª edição do Data Stories trazemos detalhes exclusivos da publicidade em 2023 e o olhar dos decisores de marketing para 2024.
Fonte: Kantar IBOPE Media | Advertising Intelligence | Total Meios | Janeiro a Junho de 2023 vs Janeiro a Junho de 2022
Fonte: Kantar IBOPE Media | Advertising Intelligence | Total Meios | Janeiro a Dezembro de 2023 vs Janeiro a Dezembro de 2022
Estimativa dos valores negociados, calibrando investimento bruto por médios percentuais de desconto por meio dos usuários de internet clicam em anúncios em sites
R$ 80 Bi
Concentração no topo
Dos 28 setores anunciantes, os top 5 concentraram 51% da verba.
Comparado a 2022, a Beleza ultrapassou o setor Farmacêutico ocupando a  5a posição no ranking.
Já o setor de Serviços, que foi reestruturado em nossa taxonomia dando origem a dois novos setores (Educação e Saúde) aparece com share menor que seu histórico devido a esta redistribuição, mas ainda detém o segundo lugar.
Estimativa dos valores negociados, calibrando investimento bruto por médios percentuais de desconto por meio
Fonte: Kantar IBOPE Media | Advertising Intelligence | Total Meios | Janeiro a Dezembro de 2023 vs Janeiro a Dezembro de 2022
Entretenimento gera crescimento
A maioria dos top setores apresentou movimentos positivos entre 2022 e 2023, mas é interessante observar que os dois maiores crescimentos percentuais vieram de setores que oferecem entretenimento, seja ele o consumo de programas (Mídia e Conteúdo) ou de atividades e experiências (Cultura, Lazer, Esporte e Turismo).
A disputa pelo tempo livre do consumidor abastece a publicidade.
Principais variações(%)
2023 vs 2022
Mídia e Conteúdo………………………………. 30
Cultura, Lazer, Esporte e Turismo………. 27
Automotivo ……………………………………… 25
Beleza……………………………………………… 18
Comércio…………………………………………. 17
Bebidas…………………………………………… 13
Administração pública……………………… 12
Eletros……………………………………………. -2
Financeiro………………………………………. -3
Telecomunicações………………………….. -16
Quer conhecer os rankings completos, clique aqui
Fonte: Kantar IBOPE Media | Advertising Intelligence | Total Meios | Janeiro a Dezembro de 2023 vs Janeiro a Dezembro de 2022

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