03/10/08
Tema da palestra de Carlos Ferreirinha no ECOM 2008
O último dia oficial de palestras do Encontro de Comunicação da UNIASSELVI de Indaial ??? ECOM 2008 ??? teve teatro lotado com mais de 700 pessoas, entre acadêmicos de Publicidade e Propaganda, Marketing e Moda, empresários, mercado publicitário e ainda grupos de alunos da FAMEG e ASSEVIM, que fazem parte do GRUPO UNIASSELVI.
Banda
A abertura da noite ficou por conta da banda Almarock, os meninos blumenauenses que estão conquistando o coração do Brasil através de seus hits e clips na MTV.
O agito da Almarock fez todo mundo ficar de pé em pleno teatro, bater palmas e até cantar grandes sucessos do rock. Foi um verdadeiro show com interatividade. Ao final, a banda distribuiu brindes para a platéia, camisetas e cd’s da banda.
Marketing de Luxo
Logo após, deu-se início a palestra com Carlos Ferreirinha: Novos Tempos, Novas Competências: o desafio do mercado atual. O palestrante iniciou sua palestra dizendo que, para aprender é necessário primeiramente desaprender tudo, só assim estaremos abertos para as mudanças. ???Há um novo mundo se formando, com novos comportamentos, novas demandas e novas competências. ?? a era do conhecimento, da experimentação, da sensação. Competitividade não está mais somente na qualidade do produto???, ressalta Ferreirinha.
Ao final da palestra, o NACOM entrevistou Ferreirinha. Confira a entrevista:
NACOM – Há quanto tempo trabalha ligado ao ramo têxtil?
FERREIRINHA – Desde que comecei com a empresa de consultoria há 8 anos. Porém, se considerar que a Louis Viton tem artigos no estilo, daí podemos contar 14 anos na área.
NACOM – O que o levou para o mercado de luxo?
FERREIRINHA – O mercado quem me procurou. Na verdade foi através do emprego que tive na EDS, uma empresa de Tecnologia de Informação muito conceituada. Entrei na área administrativa e foi ali que eu fiz minha “faculdade”,pois é onde aprendi muita coisa que sei fazer hoje.
NACOM – Você que trabalhou fora do país, diga-nos um país que lhe inspirou muito?
FERREIRINHA – A Nova Zelândia. Um país muito bonito, harmonioso. Belíssimo mesmo. Não sei bem te explicar, mas a natureza é muito linda, o povo tem uma disciplina e aquilo tudo te passa isso.
NACOM – Falando agora de mercado, onde o mercado de luxo é bom para quem quer vender e onde podemos expandir com publicidade?
FERREIRINHA – O mercado é bom em São Paulo e depois no Rio de Janeiro. Já para expansão digo que é bom no Nordeste.
NACOM – Como podemos nos re-inventar no mercado?
FERREIRINHA – Você tem que ligar sua antena. Você precisa estar antenado com tudo que está acontecendo. Buscar é a chave. Busque essa re-invenção.
NACOM – Qual o produto no mercado que gera grandes experiências para o consumidor?
FERREIRINHA – ?? aquilo que falei durante a palestra, o Ipod. ?? genial. O Ipod é uma revolução nesse mercado.
NACOM – Agora falando sobre o meio acadêmico, você comentou durante a palestra que a região é muito tímida, porém com potencial. Como as universidades daqui podem auxiliar a região crescer?
FERREIRINHA – Com interatividade mesmo, ou seja, criando um processo interativo com as empresas. Buscando novos paradigmas.
NACOM – O que você daria como dica aos acadêmicos que estão começando nessa área?
FERREIRINHA – Cada um deve seguir seu caminho. Opte, arrisque. Vá desenhando seu próprio caminho, pois não existe receita pro sucesso. Cada um escreverá sua história de uma forma diferente. Esta pergunta pode ser respondida facilmente com a seguinte teoria dos 4 C(cês) : Curioso, Constante, Criativo e Curioso.
Entrevista por: Rafael Felippe Maus
