24/11/08
Eles também alertam para cuidados com alimentos e doenças
Este que vos escreve também está comprometido com a ajuda de outros veículos de comunicação de Itajaí, Balneário Camboriú, Brusque, Blumenau e demais municípios da região na busca por auxílio às famílias desabrigadas ou atingidas pela enxurrada que castigou nossas cidades. Contatos emergenciais
Márcio Xavier ??? Canal X Itajaí/Brusque : 47- 9651-0000
Luciano Sens ??? Programa Caixa Acústica ??? Canal X ??? 47: 99772418.
Veja ao final desta nota algumas fotos registradas por Giovana Medeiros quanto às fortes enxurradas que atingiram a cidade de Itajaí no último final de semana.
Cuidados importantes
O Departamento de Vigilância Epidemiológica alerta para os cuidados a serem tomados mediante contato com as águas da enxurrada/enchente:
– todo alimento que ficou submerso ou umedecido não deve ser consumido mesmo que esteja em embalagem plástica;
– caso tenha ocorrido falta de energia e os alimentos tenham ficado na geladeira, sem contato com as águas, não consumi-los se tiverem alteração de cor, odor ou de consistência, como por exemplo, carne crua muito amolecida;
– os enlatados que ficaram submersos não devem ser consumidos.
Em casas que recebem água de sistema público e/ou proveniente de outras fontes que tenham sido atingidas pelas águas da enchente é preciso tomar os seguintes cuidados com água para beber ou para o preparo de alimentos:
1. antes de utilizar a água, tratá-la com hipoclorito de sódio: 5 (cinco) gotas de hipoclorito de sodio para cada litro d???agua e somente consumir a água 30 minutos depois da utilização do cloro;
2. caso não se tenha hipoclorito de sódio, a fervura da água antes do consumo é uma alternativa segura ao tratamento com cloro e deve ser feita quando água estiver turva.
3. Evitar transitar de pés descalços principalmente se houver ferimentos, caso seja realmente necessário usar botas ou mesmo usar calçados fechados com proteção de sacos plásticos. Proteger as mãos com luvas ou sacos plásticos.
ALERTA PARA LEPTOSPIROSE
O contato com água ou lama contaminado pela urina principalmente roedores domésticos (ratazanas, ratos de telhado e camundongos), ocorre durante e imediatamente após as enchentes, quando as pessoas retornam à suas residências e procedem à limpeza e remoção da lama e outros detritos. Portanto é necessário ficar atento ???não há vacina contra Leptospirose???.Leptospirose: doença transmitida pela urina de ratos contaminados. Os sintomas da doença aparecem em média de 7 a 15 dias podendo levar até 30 dias após exposição e ocorrem nas pessoas em contato com a água contaminada .A população deverá ficar atenta para os sintomas que são febre, calafrios, mal estar, dores no corpo caso ocorra procurar a Unidade de Saúde mais próxima para avaliação e início do tratamento. Após as águas baixarem, deve-se proceder à limpeza da lama residual das enchentes e à desinfecção de domicílios com solução de água sanitária (hipoclorito de sódio), diluída em água, a qual mata as leptospiras, diminuindo de maneira considerável as chances de infecção pela mesma.Outras doenças poderão surgir tais como: Diarréias, Hepatite A, Tétano, acidentes com animais peçonhentos (cobras) e mordidas por cães e gatos, caso ocorra procurar a Unidade de Saúde para orientações e atendimento.A única vacina disponível em nossas Unidades de Saúde é contra o tétano para pessoas com ferimentos expostos, sem história vacinal ou com a vacina incompleta.
EnfªAndrea Bittencourt – Departamento de Vigilância Epidemiológica
(47) 3261-6261/3261-6245 ??? fonte* : Jornal Pág 3 e Sec.Saúde de Bal.Camboriú.
Segundo informações da defesa civil, os donativos, entre roupas e alimentos, estão sendo entregues com sentimentos de solidariedade. Mas o pior ainda está acontecendo. Com intervalos, a chuva deu trégua e muitas localidades nestas cidades continuam embaixo da água. Trata-se de uma situação calamitosa e de alguma forma precisamos com extrema urgência de pequenas embarcações. Por isso, se você conhece alguém que pode colaborar com botes de madeira, botes infláveis, canoas, bateras, digo, qualquer tipo de embarcação que possa ser locomovida por pessoas com experiência e que tenham a vontade de socorrer pessoas que estão desabrigadas, por favor, entrem em contato o mais rápido possível. Seja você mais um voluntário pela vida do próximo.
Participe! Estão pedindo por socorro!
?? hora de todos nós ajudarmos neste momento.
Ass. Luciano Sens