Publicidade
Conexão e Engajamento | 4 tendências que irão reger o mundo da publicidade em 2024
05 de Fevereiro de 2024

Conexão e Engajamento | 4 tendências que irão reger o mundo da publicidade em 2024

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Muita gente está se apresentando em diversos cenários e diante dos mais diversos públicos para “ditar regras” sobre IA, Assertividade, streaming, podcast, mudanças drásticas em setores tradicionais, ameaça e oportunidades, etc..  Hoje, trazemos para os leitores deste portal uma reflexão sobre inovação, sustentabilidade e personalização que permeiam as tendências para o mercado da publicidade. Na publicação criada por Caio Machado, da Curious, destacam-se a realidade virtual/aumentada, a personalização em tempo real, anúncios interativos e a maior adesão à publicidade de áudio, que prometem ampliar ainda mais a intensidade do engajamento e da identificação entre as marcas e seus públicos-alvo.

Publicidade

O autor deste conteúdo, cedido ao AcontecendoAqui, é Caio Machado, diretor executivo da Curious, agência de publicidade que articula dados, criatividade e negócios. Ele compartilha insights sobre o que estará em alta no segmento. Confira:

Realidade Virtual/Aumentada (VR/AR)
Até 2024, o mercado de Realidade Aumentada e Virtual, estimado em US$ 30 bilhões pela Digi-Capital, destaca-se pelo impacto notável das tecnologias VR/AR, proporcionando experiências imersivas que aumentam a interação com o público. Este fenômeno impulsiona um significativo aumento no engajamento dos usuários. Assim, prevê-se o surgimento de mais campanhas que permitirão aos consumidores interagir virtualmente com produtos, aprimorando a experiência de compra de maneira inovadora. Avanços em displays flexíveis, transparentes, impressão 3D e polímeros também impulsionam o crescimento do Metaverso. Essas inovações transcendem a estética, abrindo oportunidades para experiências de aprendizado envolventes e lúdicas.


Personalização em tempo real

Em 2024, prevê-se que a Inteligência Artificial e inovações tecnológicas desempenhem papéis cruciais na expansão das oportunidades dos programas de incentivo e fidelidade. A personalização, impulsionada por essas tecnologias, permanece como elemento fundamental para o sucesso de iniciativas voltadas tanto para públicos internos quanto externos. Exemplos como a Amazon, a abordagem mais intimista da Quitanda da Dona Maria e o Programa Desafio da Vibra Energia destacam a importância contínua da personalização nas estratégias de relacionamento e fidelização de clientes. Essa tendência sugere que a adaptação personalizada continuará sendo central nas abordagens de marketing no futuro.


Anúncios Interativos

Anúncios interativos estão se consolidando como uma ferramenta essencial para cativar audiências de maneiras inovadoras. O advento do streaming e assistentes virtuais trouxe consigo novas abordagens para mensagens publicitárias, ampliando significativamente as oportunidades de conexão entre marcas e seus públicos-alvo. De acordo com o relatório da Amazon Ads, a publicidade interativa proporciona às marcas a oportunidade não apenas de se destacarem, mas também de aprimorarem o engajamento, seja através do controle remoto, QR Code ou comandos de voz. Essa abordagem versátil está se tornando crucial para uma interação mais dinâmica e envolvente entre as marcas e seus consumidores.


Publicidade de áudio:

73% dos internautas brasileiros acompanham transmissões de áudio online. Com 181,8 milhões de pessoas conectadas no país, conforme indicado pelo relatório Digital Brazil: 2023, fica claro que o áudio digital desempenha um papel significativo no consumo de mídia. Essa presença expressiva enfatiza a crescente importância do áudio como uma plataforma publicitária eficaz, capitalizando o envolvimento orgânico dos consumidores com conteúdo sonoro.

O cenário, acompanhado do aumento da popularidade de podcasts e assistentes de voz, proporciona maior força para a vigência da publicidade de áudio, que passa a se destacar como uma plataforma significativa para alcançar audiências de maneira menos intrusiva, proporcionando oportunidades para narrativas sonoras impactantes.

Publicidade
Publicidade