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Como criar uma boa peça outdoor?
24 de Setembro de 2008

Como criar uma boa peça outdoor?

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24/09/08

O publicitário, e especilaista em outdoor, Chico Socorro, dá o caminho

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Chico Socorro assina uma coluna no AcontecendoAqui onde destaca mensalmente as melhores peças Outdoor Tradicional, Frontlight, Back Bus e Bus Door, veiculadas na Região de Florianópolis. Pedimos ao publicitário e nosso colaborador, que reunisse um conjunto de informações que ajudassem nossos leitores, aqueles interessados em saber sua opinião, como fazer um bom outdoor. A resposta à nossa solicitação pode ser conferida a seguir:

Outdoor: Meio ainda incompreendido pelos criadores.
Se existe um consenso entre os bons publicitários catarinenses - o que não é diferente em relação aos outros mercados regionais ??? é que o meio Outdoor é muito maltratado pelos criadores. Pelo menos, pela maioria deles. Estamos nos referindo não só ao chamado Outdoor clássico, o da tabuleta com 32 folhas. Podemos perfeitamente incluir nessa crítica também os Frontlights de todos os gêneros, uma evolução tecnológica do Outdoor clássico.

Uma pequena evidência do que se está falando é o fato de que em minha coluna ainda não consegui distinguir nenhuma peça com três mãozinhas (Ouro).

Muitos vão dizer: putz, lá vem Chico Socorro, novamente, com as suas regrinhas sobre o que é um bom Outdoor (ou frontlight)… Coisa de dinosssauros…

Absorvida a inevitável crítica, vamos às tais regrinhas ??? são apenas cinco.

1. Outdoor tem linguagem própria.
Quando estiver criando para a mídia Outdoor, pense somente nesse meio, na sua linguagem própria, diferente do material PDV, anúncio em mídia impressa, sem falar das mídias eletrônicas. Evite o caminho fácil de fazer do Outdoor uma simples adaptação de um anúncio de mídia impressa, por exemplo.

2. Pense no fato de que ninguém vai parar para ver o seu Outdoor.
Todo mundo está cansado de saber: quem vê o Outdoor está sempre em movimento, seja motorizado, de ônibus ou mesmo a pé, o que é raro. Por isso, a mensagem tem que ser t e l e g r á f i c a. Ela tem que ser passada em 5, 6 segundos.
Assim, a peça deverá ter o menor número possível de elementos ??? seja visual (ilustração, fotos) ou palavras.

3. Seja simples e deixe tudo muito claro na mensagem.
Nada que a pessoa tenha que refletir para entender.
Isso é básico.
Escolha uma fonte fácil de visualizar. Se for necessário, coloque uma única ilustração ou foto.
Quanto ao número de palavras, David Ogilvy, um ícone reconhecido da publicidade dizia: no máximo 5.

4. O bom Outdoor é aquele que se destaca de tudo que está ao seu redor.
Diferentemente do que acontece com uma mensagem veiculada em outros meios, o bom outdoor tem que se destacar não só em relação aos outros outdoors próximos a ele como também de todo o seu ???habitat??? (prédios, sinais de trânsito, placas, etc.). Por supuesto, uma tarefa heróica…

5. Não se deixe enganar pelo que você vê no monitor do seu Mac ou PC
O ponto aqui é simples: um Outdoor (ou Frontlight) tem que ser visto à distância, razão pela qual ele terá que ser absolutamente ???clean???, conter poucos elementos e lettering no tamanho adequado para ser lido de longe.

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