Produzido em 1987, este filme mudou a forma de comunicação do jornal Folha de São Paulo. E quem já assistiu jamais esqueceu do ponto preto que aparecia na tela da TV com locução de Ferreira Martins, câmera abrindo lentamente e em poucos segundos, centenas de outros pontos formavam um retrato em branco e preto. Era a imagem de Hitler, ditador nazista alemão. A locução de Martins falava das proezas do ditator: “Este homem pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho a seu povo…”.
A agência da Folha na época era a W/GGK São Paulo, posteriormente W/Brasil que, com esse comercial, ganhou inúmeros prêmios de propaganda em 1988, inclusive o Leão de Ouro no Festival de Cannes, o mais importante de todos. É um dos dois únicos comerciais brasileiros e ibero-americanos na lista dos cem melhores de todos os tempos, publicada em 2000 por Berneci Kanner. O outro é o primeiro sutiã, da mesma W/Brasil.
Washington Olivetto fala sobre esse comercial
22 anos depois
O comercial “Hitler”, exibido pela primeira vez em 1987 e criado pela agência W/GGK São Paulo, tem direção de criação de Washington Olivetto e criação de Nizan Guanaes.
Ele voltou a ser veiculado em 2010 pelas mãos da agência Africa, para mostrar que “independentemente da data, a Folha é o jornal do futuro com a credibilidade de sempre”.