Publicidade
​Campanha #forçaXanxerê da Flex Contact Center recebe prêmio de responsabilidade social em Santa Catarina
29 de Julho de 2016

​Campanha #forçaXanxerê da Flex Contact Center recebe prêmio de responsabilidade social em Santa Catarina

Twitter Whatsapp Facebook

A Flex Contact Center recebe, no próximo dia 2 de agosto, o mais importante reconhecimento em ações de responsabilidade social de Santa Catarina – o Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2016. Promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas de Santa Catarina, a iniciativa premia empresas e instituições por esforços bem-sucedidos em atuações comunitárias, ambientais ou culturais. A Flex foi escolhida por seu trabalho em favor da população de Xanxerê, no oeste catarinense, quando atingida por um dos mais intensos tornados da história do país, em 20 de abril do ano passado.
 
Em apenas três minutos o tornado – com ventos de até 260 km/horários – arrasou seis bairros populosos, correspondendo a 30% dos moradores, provocando seis mortos, quase 10 mil pessoas desalojadas e 2.600 casas destruídas. A cidade ficou sem telefonia e energia elétrica por 48 horas. A rotina foi duramente afetada e o medo perdurou por semanas. Mas tão intenso quanto o tornado foi a solidariedade recebida pela comunidade.
 
Milhares de pessoas se mobilizaram e a participação da Flex Contact Center, empresa de gestão de relacionamentos, foi diferenciada. À época do tornado, estava instalada em Xanxerê havia pouco mais de seis meses. Na Flex foram montados grupos de apoio para fornecer água, leite, lonas e telhas de fibrocimento para as famílias dos funcionários e àqueles que eram seus conhecidos. A partir do primeiro dia de trabalho após o tornado uma operação para motivar as equipes da empresa incluiu um grande café da manhã; banheiros e vestiários para oferecer banhos quentes; kits de higiene pessoal (sabonete, xampu, absorventes, lâminas de barbear, escova e pasta dental) e uma palestra para mostrar tanto a dimensão do tornado quanto o comprometimento daquele coletivo para superar a dor e as perdas.
 
Mas a Flex foi além do que simplesmente doar, atitude que já teve imensa importância no contexto da tragédia: foi criada a campanha #forçaXanxerê que mobilizou seus colaboradores a se envolverem com a recuperação da cidade. Em um amplo esforço de arrecadação destinou-se R$ 1 a cada operação de venda de cartão de crédito. A iniciativa gerou motivação e influenciou a autoestima da equipe.
 
De acordo com o entendimento da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Xanxerê, os itens mais importantes para ajudar os desabrigados eram fogões e botijões a gás, pois 60 famílias optaram por casas moduladas, construídas em tempo recorde. Contudo, o saldo mais importante foi o envolvimento com a comunidade, o clima organizacional (a empresa flexibilizou a jornada de funcionários atingidos direta ou indiretamente atingidos, abonou faltas ou aceitou compensações e, mesmo assim, conseguiu ‘entregar’ os resultados acordados com os clientes).
 
Retratos fiéis deste residual positivo são os dois quadros que os próprios colaboradores elaboraram, com suas criativas assinaturas e marcas pessoais, orgulhosos da participação no complexo processo de reerguimento da cidade. Os quadros, instalados na recepção e em um dos corredores da Flex, simbolizam as palavras de ordem que se sobrepuseram à dor e às perdas: #forçaxanxerê!
 

 
Solenidade de entrega Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC
Local: Parque Ambiental Tractebel Energia, Capivari de Baixo (SC)
Data – 02/08/2016
Horário – 19h 
Informações www.advbsc.com.br 48 3224 5258 ou PalavraCom 48 30256595 e palavra@palavracom.com.br

Publicidade