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Amazon no Cannes Lions: Marca apresenta novo serviço e garante que não depende de IDs únicos
19 de Junho de 2024

Amazon no Cannes Lions: Marca apresenta novo serviço e garante que não depende de IDs únicos

Na contramão de todos os players, a Amazon no Cannes Lions anunciou o Ad Relevance, uma forma das marcas chegarem aos usuários sem depender do cookie de terceiros.

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Mais um agitado no Festival de Criatividade Cannes Lions. Desta vez a novidade vem da participação da Amazon no Cannes Lions. A empresa revelou a todos a chegada do Ad Relevance, que após dois anos de testes, segundo informações do Brian Tomasette, diretor de produtos Amazon DSP, está pronto para utilização.

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O Ad Relevance é uma alternativa para auxiliar as marcas que desejam alcançar o público-alvo na internet, porém, sem depender de IDs únicos, já pensando que, em breve, teremos o fim dos cookies. Vale lembrar que os cookies sempre foram a forma de identificação de usuário em diversas DSP.

“Essencialmente, nos últimos três anos, reconstruímos nosso sistema com base em modelos de aprendizado de máquina”, comentou Tomasette ao site Digiday. Ainda segundo a publicação, ele alegou “que seu sistema de segmentação e medição de anúncios ‘não depende mais’ de identificadores como cookies de terceiros”.

 

Comportamento do usuário é chave para a novidade anunciada pela Amazon no Cannes Lions

Com testes realizados ao longo de 2023, a Amazon no Cannes Lions disse que identifica o público-alvo de diferentes jeitos como, por exemplo, através de compras, forma de navegação e comportamento do que visualiza dentro das propriedades da marca. Com isso, fica mais fácil fazer uma previsão do “comportamento do usuário e, em seguida, oferece oportunidades de anúncios aos compradores de mídia”.

“Acreditamos que o futuro está usando aprendizado de máquina e públicos baseados em modelos… achamos que os identificadores de anúncios têm um lugar nisso”, falou Tomasette para a publicação. Ele ainda acrescentou “que o sistema da Amazon não é mais confiável apenas em identificadores de publicidade”.

O diretor de produtos Amazon DSP ainda explicou que, atualmente, a Amazon ainda faz uso dos cookies, já que sabem que a alternativa criada pode ser limitada.

“Não acreditamos que seja uma solução de longo prazo”, disse. “Portanto, não estamos apostando em nosso profundo conhecimento da experiência de compra e em como construímos modelos de aprendizado de máquina e IA, e isso é expresso em opções específicas em nosso DSP”, comentou durante a Amazon no Cannes Lions.

O Digiday aproveitou para ressaltar que a receita da Amazon Ads deve aumentar 25% nos Estados Unidos em 2024, segundo uma projeção realizada pela eMarketer, chegando a quase 42 milhões de dólares.

“As principais coisas são endereçamento e relevância”, falou Nathan Woodman, fundador da consultoria de mídia Proof in Data, à publicação sobre a novidade anunciada durante a participação da Amazon no Cannes Lions. “A indústria muitas vezes confunde os dois; o endereçamento consiste em encontrar o público certo, enquanto a relevância consiste em compreender o contexto em que a pessoa pode estar e entregar-lhe o criativo certo”.

Foto: Unsplash

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