Quando falamos de campanha do iPhone já sabemos que temos coisas diferenciadas, concorda? Esta ação, que aconteceu no Japão, não teve exibição em outros países.
Segundo informações do 9to5Mac, a “Apple confiou em fantoches extravagantes para convencer os usuários do Android a mudar para o iPhone por alguns anos”. Cenas bem diferentes do que estamos acostumados a ver, já que a empresa sempre investe em grandes produções, não é mesmo?
“Do Bunraku ao teatro Noh, os bonecos têm desempenhado um papel fundamental na narração de histórias na cultura japonesa”, contextualiza a publicação sobre a campanha do iPhone.
“Foi absolutamente maravilhoso trabalhar com as equipes aqui nos EUA e em Tóquio”, contou o diretor criativo do Furry Puppet Studio, Zack Buchman, segundo uma entrevista ao 9to5Mac.
Campanha do iPhone aproveita a cultura no Japão para convencer os consumidores a trocar Android por Apple
A campanha do iPhone, que aconteceu no Japão, teve outdoors e campanha de vídeo para tentar convencer os consumidores japoneses a migrarem para a Apple, deixando o seu Android de lado.
“Associar o iPhone à apreciação do Japão pelo artesanato e pela arte provavelmente criou um sentimento positivo para os clientes em potencial que visualizaram os anúncios”, disse a publicação.
Nas cenas do anúncio da campanha do iPhone no Japão, vemos um fantoche tentando mostrar que o smartphone da Apple é bem mais fácil de utilizar do que um aparelho Android.
“Foi uma experiência extremamente positiva, em parte porque tínhamos muita liberdade criativa – o que sei que você pode achar surpreendente. Eles simplesmente gostaram do nosso estilo e confiaram no nosso processo criativo. De longe, foi uma das campanhas mais divertidas em que trabalhei”, disse Buchman à publicação.
A campanha do iPhone foi um jeito diferente de tentar chamar a atenção de diversos mercados. Porém, a Apple queria muito trazer a união dos “valores culturais tradicionais com a cultura de consumo moderna” com o objetivo de chegar aos “novos segmentos de mercado”.
“Criamos uma série de campanhas de TV focadas em recursos do iPhone que falavam da real intenção dos usuários do telefone de antigos para eles por meio de bonecos que se pareciam com eles. A abordagem humorística empurrou as costas dos antigos amantes de telefones e, como resultado, tivemos um aumento imediato de 10% nas vendas em nosso público-alvo”, contou Yo Umeda, diretor criativo da campanha.
A confiança em fantoches para trazer o convencimento sobre todos os atributos que têm um iPhone, realmente, é uma aposta bem diferenciada da marca. Você gostou desta forma diferente de campanha do iPhone?
Foto: Unsplash