O TikTok e o Instituto Vero, uma organização dedicada à educação midiática, uniram forças para aumentar a conscientização sobre a segurança de menores na internet.
Por meio do projeto #Juntos, vão realizar uma série de conteúdos e ativações presenciais projetadas para apoiar pais e responsáveis, tornando a experiência digital dos jovens mais segura.
Esse projeto surge em resposta a um cenário preocupante: uma pesquisa da YouGov, encomendada pelo TikTok em março deste ano, revelou que 18% dos pais brasileiros desejam usar ferramentas de sincronização parental, mas desconhecem sua existência. Além disso, muitos pais afirmam ter mais dificuldade em discutir segurança na internet do que temas como álcool e abuso de substâncias com seus filhos.
Fernando Gallo, Diretor de Políticas Públicas do TikTok Brasil afirma que, “Proteger os mais jovens é nossa prioridade absoluta; ano após ano, buscamos parcerias que gerem conhecimento sobre nossas ferramentas de proteção, para que, juntos, possamos garantir uma experiência digital segura. A parceria com o Instituto Vero marca um novo momento nesse esforço, ao unirmos nossas expertises para abrir conversas importantes, ainda pouco comuns no ambiente familiar, sobre como acompanhar os jovens na internet. Precisamos começar a derrubar essas barreiras e desfazer tabus”, complementa.
Linguagem objetiva
Para capacitar pais e responsáveis, a atriz e escritora Mônica Martelli e o criador de conteúdo Tadeu França estrelam os vídeos de lançamento do projeto, abordando a presença digital com uma linguagem objetiva e acessível. “É normal ter preocupação sobre o que a Julia [minha filha] consome e o que está sendo informado a ela. Mas não se trata de controlar; tudo deve ser baseado no diálogo. Sermões não funcionam”, defende Mônica durante o evento de lançamento. No primeiro vídeo do projeto, a atriz destaca a ferramenta de sincronização familiar do TikTok, que permite que os pais vinculem suas contas às de seus filhos, definindo limites de tempo de tela, escolhendo quem pode enviar mensagens e comentar em seus vídeos, filtrando palavras-chave para o feed “Para Você” e monitorando o tempo que os jovens passam na plataforma.
Na mesma ocasião, Tadeu, que também participa do projeto, enfatiza que a educação midiática deve ser guiada pelo exemplo. “Se não educamos por bons exemplos, o diálogo se torna vazio. Se o filho está sempre assistindo TV, mas você janta com o celular na mão, como podemos exigir um comportamento diferente? Também precisamos refletir sobre quando e como expor a imagem dos nossos filhos na internet. É essencial sermos exemplos para que o diálogo tenha sustança; as ações falam mais que as palavras”, ressalta. Ele também lembra que o TikTok é acessível apenas para maiores de 13 anos e que as contas de menores de 18 anos possuem configurações padrão mais restritivas, como perfis privados e a desativação de comentários e mensagens diretas.
Nos próximos meses, o projeto #Juntos incluirá várias ativações: além de convidar figuras públicas e criadores de conteúdo para discutir a temática na internet, haverá rodas de conversa com associações de pais, workshops de capacitação sobre ferramentas de sincronização parental e materiais de orientação, como o guia já disponível no site do projeto.“Criamos o #Juntos para inspirar um diálogo mais aberto, comum e informado sobre nossa vida conectada em família,” afirma Victor Vicente, head de educação midiática do Instituto Vero. “Em nosso guia on-line, pais, mães e responsáveis encontram dicas práticas para conversas, além de informações sobre como implementar ferramentas de segurança no contexto familiar”, conclui.
@monicamartellioficial Nós pais temos muitas preocupações com nossos filhos adolescentes na internet. Estamos sempre querendo saber com quem eles estão falando, o que estão consumindo e como estão se informando. Por isso amei a sincronização familiar, nos possibilita acompanhar mais de perto. Não é para controlar, mas para monitorar de forma mais adequada. E o diálogo sempre é essencial. O @Instituto Vero e @TikTok Brasil arrasaram convidando criadores de conteúdo e artistas para trazer dicas com o projeto #JUNTOS. Afinal, é super importante garantir um uso mais consciente e positivo das plataformas digitais. Vamos juntos nessa? #SincronizaçãoFamiliar #publi ♬ som original – Monica Martelli
@otadeufranca Como podemos dialogar mais e melhor com nossos filhos sobre segurança online? Eu também tinha essa dúvida, até conhecer o Projeto #JUNTOS que traz dicas de segurança digital para sensibilizar responsáveis por adolescentes na temática, abordando temas como: conteúdos prejudiciais, controle do tempo de tela, ferramentas de segurança e monitoramento das atividades online e muitos outros. Acesse o guia online através do link: vero.org.br/juntos E vamos JUNTOS fazer do mundo digital um lugar mais seguro e saudável para os nossos filhos. #pubIi #JUNTOS @Instituto Vero ♬ som original – Tadeu França