Publicidade
Temas essenciais para a sua estratégia de marketing
25 de Janeiro de 2024

Temas essenciais para a sua estratégia de marketing

O momento de apostar na inteligência artificial é agora!

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

2023 nos ensinou que o futuro já é agora e que é necessário identificar as oportunidades que se colocam para aproveitar bem cada uma delas.

Para ficar por dentro do que o mercado espera das marcas no decorrer deste ano de 2024, confira 5 temas que não podem ficar de fora da sua estratégia. Espero que seja útil. Boa leitura!

Publicidade

1. IA: a revolução no marketing já está acontecendo

O momento de apostar na inteligência artificial é agora. No marketing, a IA te ajuda a otimizar campanhas, alcançar o público certo, melhorar a gestão de dados, ser ágil, útil, criativo e inovador. Para 2024, garanta que as bases estejam no lugar certo e mude o mindset do seu negócio para prepará-lo para o sucesso. Nesse contexto, é importante tomar decisões mais assertivas e que priorizem a privacidade dos seus clientes. A IA exige que você conduza o processo para criar valor e acelerar o crescimento, por isso, não se esqueça de que a união entre tecnologia e expertise humana é o que realmente faz a diferença nos resultados.

2. Consumidores: como criar conexões mais profundas

Impulsividade nas compras? Não é bem esse o comportamento atual do cliente. A era do consumidor ultrarracional é uma realidade e, para que as marcas consigam alcança-los, é preciso estar presente nos momentos de tomada de decisão. Além disso, é importante levar em consideração que cada categoria tem uma jornada e que cada usuário tem a sua maneira de navegar pelas possibilidades. Portanto, as indústrias devem, acima de tudo, criar conexões relevantes, profundas e duradouras com seu público para acompanhar esse novo modelo de consumo. Como fazer isso? Por meio da construção de presença digital, oferecendo boas experiências de compra e tendo, sobretudo, uma operação mais ágil.

3. Criatividade: aposte na relevância cultural do YouTube

Se um dos desafios atuais das marcas é conseguir criar conexões relevantes com os consumidores, quando falamos da Geração Z, essa tarefa é ainda mais complexa. O YouTube é o serviço de vídeo nº 1 que os jovens adultos no Brasil dizem que sentiriam mais falta se não estivesse mais disponível.1 Além disso, de acordo com uma pesquisa da Offerwise, 66% dos entrevistados assistem ao YouTube na TV conectada com a família e os amigos em contextos sociais ou quando estão recebendo em casa.2 Ou seja, a plataforma promove momentos de interação social em uma época em que todo mundo está isolado em telas individuais — incluindo os jovens. Para acessar esse público, cultivar a criatividade é fundamental, e a inteligência artificial pode ser uma aliada, já que as soluções baseadas em IA dimensionam, com precisão, os conceitos criativos para mais formatos. Dessa forma, os profissionais de marketing têm mais tempo e atenção para inovar na estratégia e para moldar esses conceitos.

4. Privacidade e Mensuração: o fim dos cookies de terceiros

O próximo ano será um marco para o marketing digital: será o ano em que não utilizaremos mais cookies de terceiros. Por isso, as marcas precisam, desde já, oferecer maior controle e transparência sobre o compartilhamento de dados aos seus clientes. Um argumento favorável a essa prática é que o nível de satisfação aumenta quando os usuários podem gerenciar sua privacidade, além do benefício de receberem anúncios mais alinhados aos seus interesses. Nesse sentido, uma mensuração assertiva e responsável, que possa ajudar a direcionar os esforços se torna ainda mais necessária em toda a jornada de consumo, até mesmo em campanhas de branding. Afinal, se queremos criar conexões com os clientes, precisamos ter novas relações com eles, relações que não são compradas, mas construídas — e bons dados são fundamentais nesse processo.

5. ESG: a potência da diversidade e inclusão

Cada vez mais, empresas que possuem responsabilidade ambiental, social e econômica passam a ser mais amadas pelos consumidores.3 Ou seja, o investimento no compromisso ESG faz muita diferença na relevância da marca no mercado, seja para consumo ou para atração de talentos em processos seletivos. Aumentar a diversidade e inclusão nas empresas é, por exemplo, uma das pautas mais importantes hoje, desde ações como a criação de grupos de afinidade (ERGs) para o apoio institucional das minorias no ambiente de trabalho até programas que incentivem a progressão de carreiras negras. São inúmeras as possibilidades para que a sua empresa coloque em prática valores sociais, de sustentabilidade e governança que vão fazer diferença para os profissionais que ali trabalham e também na relação com os clientes.

Fontes:

1 Google/Ipsos, WhyVideo BR 2022 n=2020, A18-64 GenPop viewers of video content min once/week, fielded from 6/21/22-6/28/22. Young adults defined as A18-24.

2 Google/Offerwise, YouTube Vibes Sports Research, BR, June 2023, n=1000.

3 Google, MindMiners, Sistema B Brasil. Impact ESG: uma jornada para transformação com o Google. 2022.

Oriundo Think With Google

Foto:Freepik

Publicidade
Publicidade