Mais de 30% dos consumidores brasileiros pretendem aproveitar os descontos da Black Friday para comprar produtos e serviços, com os eletrônicos no topo da preferência. É o que mostra uma pesquisa feita pela startup catarinense Zedia com 156.000 pessoas de 22 estados.
Os participantes responderam um questionário usando o controle remoto de suas SmarTV´s, a partir de uma plataforma de tecnologia que é conectada ao sinal de emissoras de TV em todo país e que foi desenvolvida pela startup catarinense.
No total, 32% dos respondentes disseram que pretendem adquirir algum produto ou serviço nas promoções da BlackFriday 2024. Quando perguntados sobre o valor a ser gasto, 34,6% daqueles que vão às compras declaram que têm planos de desembolsar mais de R$ 1 mil. Outros 17,22% estão dispostos a gastar entre R$ 501 e R$ 1000.
A pesquisa buscou identificar também o tipo de produto que deve ter maior demanda e os atrativos que mais interessam aos consumidores. A lista de preferências é liderada por televisores, com 27,7% das respostas. Em seguida vem os celulares (13%), eletrodomésticos (12%) e roupas e sapatos (9,5%). Os preços baixos são o maior diferencial para decisão de compra, pesando na decisão de 70,37% das pessoas. Cashback e frete grátis despertam menos interesse.
“Apesar do número alto de respostas, nosso levantamento não tem a pretensão de apontar tendências de consumo para toda população brasileira, mas é um indicador interessante da intenção de compra daqueles que estão conectados à nossa plataforma de entrega de anúncios”, diz Bruno Pacheco, CEO da Zedia. “A tecnologia que usamos permitiu fazermos uma coleta de dados com grande abrangência e capilaridade. A TV conectada está na maior parte dos lares brasileiros e os canais abertos concentram a maior parte da audiência. Convidar as pessoas a participarem usando apenas o controle remoto para indicar suas preferências é uma ferramenta eficaz para entender a opinião e a preferência do público” completa Bruno Pacheco.
A pesquisa foi realizada em setembro e inclui dados detalhados sobre as preferências do consumidor nas diferentes regiões do país.
Confira a pesquisa completa aqui.
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