No carnaval do ano passado, Lia Marques presenciou pela janela uma cena de assédio contra uma mulher que curtia a festa em São Luiz do Paraitinga/SP e percebeu que não podia mais se calar. “Nesta época do ano as pessoas perdem a noção e é preciso dar um basta. Reforçar aos homens que são as mulheres que determinam os limites e não está permitido ultrapassar essa linha”, comentou Lia. Nascia a campanha “Apito Contra o Assédio”. Lia se uniu a outras duas amigas, Marina Gabos e Amanda Cursino, e sugeriram a outras mulheres utilizarem um apito para se protegerem contra o desrespeito, chamar a atenção e coibir assédios e exageros. Como isso virou questão importante para SKOL, a marca decidiu apoiar as meninas de São Luiz do Paraitinga e amplificar a ação delas pelo país.
Em Florianópolis, no dia 25 de fevereiro, o Bloco Acompanha Fritas, do club Terraza, e o Jivaguetchys receberão o #ApitodeRespeito que serão distribuídos para os foliões junto com bexigas com mensagens incentivando o respeito na festa, como “Seu Respeito Me Deu Onda” ou “O carnaval é redondo, mas respeite meu quadrado”. O ponto de encontro dos foliões será na esquina da Avenida Hercílio Luz com a Rua Anita Garibaldi, no centro da cidade. Além de Floripa, São Paulo, Salvador e Recife também receberão a ação durante o Carnaval. A ação é simples, mas bastante efetiva: O cara passou dos limites? Apita. Invadiu seu espaço sem ser convidado? Apita. Está se sentindo ameaçada? Apita também.
Essa conversa para SKOL acontece desde o ano passado especialmente em sua comunicação. A campanha #RespeitoIsON deu início a uma série de ações e patrocínios (inclusive da Parada LGBT de São Paulo, Rio e Belo Horizonte), que tiveram sequência com “Redondo é Sair do Seu Quadrado”, o mote do Verão Skol. Além de um convite, é também uma inspiração para as pessoas abrirem a cabeça para as diferenças, se despirem de preconceitos e, principalmente, respeitar as escolhas individuais.
“O Carnaval é uma das datas mais esperadas pelos brasileiros e que reúne milhares de pessoas das mais diversas tribos para dias de muita diversão. O que a SKOL quer incentivar em Floripa e no Brasil inteiro é uma festa com mais respeito, em que todos possam se divertir sem preocupações. Afinal, o melhor do carnaval é a gente poder curtir como quiser”, afirmou Nathalia Freitas, gerente regional de marketing de Skol.
Fotos: Felipe Panfili