O Sistema Nacional das Agências de Propaganda no Rio Grande do Sul (Sinapro-RS) esteve presente no Encontro Nacional das Lideranças do Ecossistema SINAPRO/FENAPRO, que aconteceu no último dia 25/11, em Fortaleza (CE), tendo como anfitrião o Sinapro-CE.
O presidente da entidade gaúcha, Juliano Brenner Hennemann, e a gestora executiva Karine Morais representaram o Sinapro-RS e participaram da intensa programação do Encontro, que reuniu 30 lideranças empresariais e associativas do setor publicitário dos diversos estados do país e a diretoria da Fenapro para discutir estratégicas para as melhorias do mercado publicitário e apontar as diretrizes do trabalho a ser realizado em 2025 com o objetivo de fortalecer a indústria criativa nacional.
Os participantes realizaram uma análise do cenário atual e dos desafios e oportunidades para o próximo ano e as iniciativas do Ecossistema SINAPRO/FENAPRO que deverão ser desenvolvidas em 2025. O Encontro contou com uma intensa agenda de atividades, com debates e apresentações para a construção de um mercado mais forte.
“Foi um encontro muito produtivo, por promover um debate entre os presidentes dos Sinapros sobre o que fazer para melhorar o cenário da propaganda brasileira e apoiar a evolução do nosso mercado. O Sinapro-RS sempre faz questão de participar ativamente deste importante fórum. Junto com a Fenapro e os Sinapros de outros estados, debatemos temas, tendências e práticas do nosso mercado. Dessa forma, reforçamos o conceito de Sistema e contribuímos na construção de um mercado mais forte e com impacto em toda a indústria da comunicação”, avalia o presidente do Sinapro-RS.
Entre os temas debatidos no Encontro, tiveram destaque os avanços dos projetos do Ecossistema em 2024, como o aperfeiçoamento da plataforma ConectaPro, que traz conteúdos sobre o setor de publicidade e propaganda, e a VanPro – Visão do Ambiente de Negócios, de monitoramento do setor, além das propostas de modernização e governança do Estatuto da Fenapro/Sinapros. Ao longo do ano, a Fenapro também organizou eventos, debates e workshops visando levar conhecimento empresarial ao mercado. Foram retomados os eventos Chacoalha e Dica Legal, em parceria com o Sinapro-SP, cuja programação inclui temas de interesse do mercado e que impactam as diversas áreas das agências, desde gestão, criação, recursos humanos até a área jurídica.
Outras iniciativas foram o Fenapro Transforma, com a edição de um terceiro paper focado em gestão de pessoas, e a realização de um total de seis workshops para difundir os conceitos do paper, além da realização do Cannes Lions Road Show, com cinco edições em diversas capitais onde há Sinapros atuando. Engajada nas articulações e demandas gerais do setor, a Fenapro ampliou a interlocução parlamentar e o monitoramento de leis e projetos que a afetam a publicidade, a exemplo da Reforma Tributária e aqueles relacionados às questões sobre modernização do processo de certificação do CENP.
“O envolvimento das lideranças dos Sinapros é fundamental para conseguirmos evoluir em cada uma das iniciativas do nosso ecossistema. Esse modelo de atuação conjunta vem avançando cada vez mais, e os resultados são perceptíveis nas entregas tangíveis de cada um dos projetos”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, ressaltando que esse trabalho interno visa ter um Ecossistema forte, com uma visão nacional sobre o que impacta os negócios das agências em todo o país e, principalmente, avaliar caminhos que ajudem a desenvolver de forma sustentável o setor.
Agenda de atividades do Ecossistema SINAPRO/FENAPRO em 2025
O Ecossistema Sinapro/Fenapro prepara uma extensa agenda de iniciativas para 2025. As atividades serão comandadas por grupos de trabalho específicos para temas relevantes.
Entre eles, a Lista Referencial de Custos Internos, a continuidade da revisão e modernização dos estatutos da atividade sindical, a criação de um Guia de Melhores Práticas, o avanço do projeto do Festival Nacional de Criatividade. Também estão na pauta de 2025 a ampliação do número de agências associadas ao Ecossistema; a realização de eventos regionais e nacionais, além da continuidade das ações já implementadas e em andamento.