A Shell conquistou a 1ª posição no ranking de marcas mais valiosas do setor de Óleo & Gás, segundo a consultoria Brand Finance.
De acordo com o relatório Global 500 2024, a Pecten (concha) está avaliada em US$ 50,3 bilhões, refletindo um crescimento de 4% em relação a 2023. Nos últimos 10 anos, o valor da marca Shell aumentou aproximadamente 75% e hoje vale 21% a mais do que a concorrente mais próxima da indústria de óleo e gás, a Saudi Aramco.
No ranking geral, a Shell passou a ocupar a 23ª posição, subindo dois degraus em comparação ao ano passado. A avaliação destaca a posição da Shell frente a gigantes como Disney, Deloitte e Coca-Cola.
Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil afirma que, “Este resultado reforça ainda mais a presença da marca Shell no cenário global. Nossa concha simboliza nossa identidade, valores e princípios de negócio, além de refletir a maneira como contribuímos para a sociedade e como somos percebidos em mais de um século de atuação. Temos orgulho de ser uma marca que segue atuando no complexo desafio que é encontrar os melhores caminhos quanto ao futuro da energia num mundo em transição”.
Método de avaliação
Para calcular os valores das marcas em suas classificações, a Brand Finance utiliza a abordagem Royalty Relief – um método de avaliação de marca em conformidade com os padrões da indústria definidos no sistema ISO 10668.
Entre as etapas de avaliação estão os cálculos que consideram, por exemplo, um scorecard equilibrado de métricas que avaliam o investimento em marketing, a taxa de royalties e receitas específicas.