Quais são as primeiras empresas que vem à sua cabeça quando falamos sobre realidade mista? Apple e Meta, não é mesmo? Afinal de contas, atualmente, elas são as líderes do segmento. Porém o Google e a Samsung também querem uma parte desta receita.
Sabe como isso vai acontecer. O Google acaba de anunciar o lançamento do Android XR, que tem o sistema operacional desenvolvido em colaboração com a Samsung. O principal objetivo é buscar “uma nova geração de dispositivos de realidade estendida. Ou seja, pretende abranger o que conhecemos como realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e realidade mista (MR)”, explicou o site Xataka.
“XR é um termo abrangente para tecnologias que usam elementos digitais para estender ou alterar a realidade ao unir os mundos físico e digital. Isso inclui realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR), realidade mista (MR), bem como outras tecnologias semelhantes ainda a serem desenvolvidas. XR oferece infinitas possibilidades, criando uma tela espacial dinâmica onde a visão, o som e o movimento dos usuários se combinam para interagir com o mundo exterior. Um mundo que desbloqueará experiências sem precedentes em áreas essenciais da vida, do trabalho e aprendizado ao entretenimento, jogos e até mesmo saúde e bem-estar”, explicou o comunicado oficial publicado no site da Samsung.
Produto da Samsung e do Google deixará usuário interagir facilmente entre ambientes virtuais e reais
A criação do Android XR, além da Samsung, também tem a colaboração da Qualcomm. As empresas aproveitaram para revelar a chegada do Projeto Moohan, que são os primeiros óculos de realidade estendida que integrarão o Android XR.
“XR mudou rapidamente de uma promessa distante para uma realidade tangível. Acreditamos que ele tem o potencial de desbloquear novas e significativas maneiras de interagir com o mundo, ressoando verdadeiramente com suas vidas cotidianas, transcendendo limites físicos”, comentou Won-Joon Choi, EVP e Head of R&D, Mobile eXperience Business, no comunicado no site da Samsung. “Estamos animados em colaborar com o Google para remodelar o futuro do XR, dando nosso primeiro passo em direção a ele com o Projeto Moohan”, continuou ele.
A promessa do Google e da Samsung é que o produto seja lançado no ano que vem (2025). A abordagem da novidade das suas empresas traz algo bem parecido com que já temos no Vision Pro, da Apple.
A ideia é bem simples: os usuários terão a chance de fazer a interação entre os ambientes virtuais e reais. Diante de seus olhos, diversos aplicativos como YouTube, Google Fotos e o navegador da Web flutuarão.
“Estamos trabalhando para criar um ecossistema vibrante de desenvolvedores e fabricantes de dispositivos para o Android XR, construindo sobre a fundação que levou o Android a bilhões. Este lançamento é uma prévia para desenvolvedores e, ao oferecer suporte a ferramentas como ARCore, Android Studio, Jetpack Compose, Unity e OpenXR desde o início, os desenvolvedores podem facilmente começar a criar aplicativos e jogos para os próximos dispositivos Android XR. Para parceiros da Qualcomm como Lynx, Sony e XREAL, estamos abrindo um caminho para o desenvolvimento de uma ampla gama de dispositivos Android XR para atender às diversas necessidades de pessoas e empresas. E continuamos a colaborar com a Magic Leap na tecnologia XR e produtos futuros com RA e IA”, explicou o Google no comunicado.
Foto: Pexels