A tecnologia mudou drasticamente a forma como consumimos qualquer coisa. A compra, muitas vezes, está à distância de um clique. Dependendo do produto ou serviço, contudo, o processo pode ser mais complexo. Sendo assim, o contexto impõe mudanças drásticas também na forma de vender, de modo que cada vez mais as empresas que pretendem se manter competitivas, seja pelo posicionamento de mercado ou pela redução nos custos de operação, estão apostando no inbound marketing. O conceito, que começou a se popularizar em 2009, nos EUA, ainda é pouco conhecido pelos empresários brasileiros mas, para disseminar o seu potencial e promover a educação do mercado, a Resultados Digitais lançou um site que reúne tudo o que as organizações precisam saber para iniciar e garantir resultados com uma estratégia de inbound marketing.
“O baixo custo, a possibilidade de atingir diretamente o seu público alvo e de medir o ROI são, sem dúvidas, os principais diferenciais do inbound marketing. A economia pode chegar a 62%, se compararmos ao marketing convencional”, destacou o diretor de marketing da Resultados Digitais, André Siqueira. Segundo o especialista, as empresas brasileiras estão cada vez mais atentas à importância do marketing digital, mas acabam se equivocando nas estratégias, pois não se trata apenas de ter um blog bacana ou enviar newsletters para o mailing de clientes. “Para esclarecer o mercado e auxiliar as organizações a alcançarem um sucesso real nas operações, lançamos essa página épica de inbound marketing, que apresenta conceitos, metodologias, ferramentas, cursos, materiais ricos e outros recursos para não só dar os primeiros passos nessa área, mas também colher frutos valiosos desde o início”, afirmou.
A página, que se diferencia em relação ao design e à usabilidade, centraliza e organiza linearmente conteúdo especializado sobre o universo do inbound marketing, por meio de vídeos exclusivos, infográficos, fluxogramas e textos. Segundo Siqueira, a próxima página épica deve ser lançada ainda em agosto, com o tema marketing de conteúdo. “Esperamos lançar, no mínimo, mais três páginas como essa até o final do ano e consolidar a Resultados Digitais como referência em marketing digital no Brasil.”
Atrair, relacionar e vender
Atrair mais clientes e vender mais. Essa é a meta de qualquer negócio, mas, muitas vezes, para alcançá-la é preciso inovar. Em 2015, o Clube do Malte, e-commerce especializado em cervejas importadas e especiais, focou neste objetivo e apostou no inbound marketing, por meio da adoção do RD Station, plataforma para automação de marketing digital, e de uma série de consultorias com a Resultados Digitais. Em pouco tempo, a estratégia se mostrou assertiva.
“Antes, nos relacionávamos apenas com as pessoas que já eram clientes do clube, por meio do e-mail marketing. Com o inbound, abrimos nosso funil de vendas, atraindo novos consumidores”, contou Douglas Salvador, sócio do empreendimento. Em um ano, o Clube do Malte registrou 155% mais vendas, 35% a mais nas vendas via e-mail marketing, o que no todo representou um incremento de 80% na receita. “A próxima etapa são os testes de growth hacking relacionados a email marketing, para aumentar a taxa de conversão em vendas e o ticket médio dos clientes”, revela o empresário.