Publicidade
Reposicionamento do Grupo Lumis em Santa Catarina é fruto de investimento em Branding
24 de Novembro de 2016

Reposicionamento do Grupo Lumis em Santa Catarina é fruto de investimento em Branding

Publicidade

Branded Content

No início deste mês o Grupo Lumis anunciou seu reposicionamento no mercado da construção civil de Santa Catarina. Após 17 anos de atuação entregando imóveis de alto padrão pela Lumis Construtora e Urbanismo e loteamentos planejados e sustentáveis pela Costa Sul Urbanismo, as empresas agora fazem parte de um mesmo domínio, o Grupo Lumis.
A mudança foi fruto de um trabalho ancorado pela gestora de marketing do Grupo, Daniela Gauland, e o investimento feito em branding para realizar a transição da melhor maneira possível, haja vista que propor um reposicionamento de marca à diretoria após quase 30 anos é necessário um cuidado especial.
 
“Além de mexer com a marca, mexeu com o sentimento das pessoas que criaram as primeiras marcas há quase três décadas atrás. Inicialmente a diretoria e os colaboradores ficaram receosos, pois toda mudança gera um desconforto. Mas, o trabalho de branding, neste sentido, fez toda a diferença porque nos permitiu estruturar o trabalho em fases, respeitando os sentimentos de todos. Ao olhar para trás hoje e perceber tudo o que percorremos nos damos conta o quão foi fundamental passar por este processo, e mais ainda, em perceber que esse novo reposicionamento nos destaca de forma diferenciada no Estado frente aos nossos concorrentes”, destaca Daniela Gauland, gestora de marketing do Grupo Lumis.
 
O trabalho de branding foi estruturado pela consultora no assunto, Mirella Vegini. As etapas envolveram pesquisas etnográficas internas com colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores próximos, através da criação de um painel semântico: quem é a Lumis e a Costa Sul, como essas pessoas viam as marcas e como elas serão no futuro; construção de personalidade das marcas, mantendo os elementos de convergência de cada uma; mudanças do designativo e novos logotipos.
 
Outras análises que receberam atenção especial foram as cores e os ícones das três novas  logos – Grupo e as duas empresas. O cone apresentado na logo do Grupo Lumis, por exemplo, representa o tripé das forças das empresas, representadas pelo presidente Paulinho Silveira e suas duas filhas Michelle Schmitt dos Santos Linsmeyer e Luana Schmitt dos Santos Puel. O ícone está orientado e focado no mundo, filtrando o que há de melhor para as empresas do Grupo. A cor desta logo representa força e remete a elementos das antigas marcas, destacando a classe, a sofisticação e o moderno. Outros pontos importantes são a nova tipologia, com linhas mais suaves e clean; o modelo de arquitetura de paternidade, que é quando as marcas carregam traços da “marca mãe”; e os novos materiais criados e o inventário de aplicação das marcas antigas, que receberá uma atenção especial a partir deste mês com a migração para as novas identidades.
 
“O trabalho de branding está longe de ser apenas o redesenho de um logotipo. Costumo dizer que branding é uma filosofia de Gestão focada não apenas na valorização financeira do seu ativo Marca, mas também na entrega de uma Proposta de Valor única e diferenciada aos stakeholders. É um trabalho permanente com impactos profundos na forma de gerir uma empresa. Foi uma honra estudar o Grupo Lumis e desenhar estrategicamente cada uma das marcas. Os resultados deste trabalho serão percebidos não na efemeridade de uma novidade, mas sim nas relações construídas entre essas marcas e seus produtos com os seus públicos”, destaca a consultora Mirella Vegini.
 
“O trabalho de planejamento e concretização da marca Grupo Lumis já terminou, entretanto, o trabalho de divulgação está apenas começando.
Nosso objetivo agora é alcançar as metas desenhadas para os próximos meses. Essa mudança vai otimizar processos internos nas duas empresas e vai aumentar nosso share na mídia. Falando em mídia, queremos estar mais presente nela 2017. No ano que vem pretendemos realizar uma pesquisa para analisar como a nova marca do Grupo Lumis está sendo sentida e percebida pelas pessoas. Isso vai nos ajudar a perceber se precisaremos fazer algum tipo de ajuste, algo previsto num processo de reposicionamento”, finaliza Daniela.

Publicidade

Atuaram em paralelo ao trabalho de branding as agências que dão todo o suporte necessário em comunicação e marketing para o Grupo Lumis:  9MM, responsável pelas produções off line; TikiWeb, a frente dos canais online e sites; e a Halo Comunicação, responsável pela Assessoria de Imprensa e conteúdos editoriais. Mais informações através do site www.grupolumis.com.br

Publicidade
Publicidade