A pesquisa criou um índice para equilibrar a presença de marcas regionais e nacionais. Segundo o levantamento, a classe A (com renda familiar de R$ 20,8 mil) compõe apenas 3% dos domicílios brasileiros, mas responde por 13% do potencial de consumo do país.
As marcas que mais atraem os consumidores dessa classe, segundo o Ibope, são Mundo do Enxoval, PUC, Le Lis Blanc e Richards.
Já as famílias de classe B representam 40% do potencial de consumo do país e correspondem ao público com maior presença nos shoppings, sejam eles populares ou elitizados. Segundo a pesquisa, as lojas de fast fashion são as que mais atraem esse consumidor.
O estudo dividiu a classe C em dois grupos, por considerar a categoria muito diversificada. Esses consumidores, juntos, representam 49% dos domicílios brasileiros e respondem por 31% do potencial de consumo do país, de acordo com o Ibope Inteligência.
Nos shoppings, a presença da classe C2 (que possui renda familiar média de R$ 1.625) ainda é inexpressiva. Já a C1 (média de rendimentos de R$ 2.705) costuma ir ao shopping com mais frequência, mas compra pouco mesmo assim.
Segundo o Ibope, isso acontece porque a maior parte dos shoppings brasileiros não tem as marcas escolhidas por essa classe social, combinando preço com estilo.
Veja as marcas preferidas do brasileiro por classe social, segundo o Ibope Inteligência:
04/07/2016 19h52 – Atualizado em 04/07/2016 19h52
Ranking mostra as marcas de varejo mais escolhidas por classe social
Segundo estudo, classe C representa quase metade dos consumidores.
Classe A soma 3% dos domicílios, mas responde por 13% do consumo.
Do G1, em São Paulo
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A preferência por marcas de varejo muda com a classe social do brasileiro, mostra uma pesquisa feita com cerca de 200 marcas presentes em shoppings pelo Ibope Inteligência, divulgada nesta segunda-feira (04). O estudo ouviu 25 mil pessoas em todo o país.
Le Lis Blanc (Foto: Divulgação)
Le Lis Blanc aparece como marca de roupa feminina
predileta da classe A (Foto: Divulgação)
A pesquisa criou um índice para equilibrar a presença de marcas regionais e nacionais. Segundo o levantamento, a classe A (com renda familiar de R$ 20,8 mil) compõe apenas 3% dos domicílios brasileiros, mas responde por 13% do potencial de consumo do país.
As marcas que mais atraem os consumidores dessa classe, segundo o Ibope, são Mundo do Enxoval, PUC, Le Lis Blanc e Richards.
Já as famílias de classe B representam 40% do potencial de consumo do país e correspondem ao público com maior presença nos shoppings, sejam eles populares ou elitizados. Segundo a pesquisa, as lojas de fast fashion são as que mais atraem esse consumidor.
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O estudo dividiu a classe C em dois grupos, por considerar a categoria muito diversificada. Esses consumidores, juntos, representam 49% dos domicílios brasileiros e respondem por 31% do potencial de consumo do país, de acordo com o Ibope Inteligência.
Nos shoppings, a presença da classe C2 (que possui renda familiar média de R$ 1.625) ainda é inexpressiva. Já a C1 (média de rendimentos de R$ 2.705) costuma ir ao shopping com mais frequência, mas compra pouco mesmo assim.
Segundo o Ibope, isso acontece porque a maior parte dos shoppings brasileiros não tem as marcas escolhidas por essa classe social, combinando preço com estilo.
Veja as marcas preferidas do brasileiro por classe social, segundo o Ibope Inteligência:
Roupas femininas
A: Le Lis Blanc
B: Mercatto
C: Torra Torra
Roupas masculinas
A: Richards
B: Luigi Bertolli
C: Impecável
Calçado feminino
A: Schultz
B: Pixolé
C: Raquel Calçados
Calçado masculino
A: Richards
B: Pontal
C: Impecável
Artigos esportivos
A: Bayard
B: Paquetá
C: Di Santinni
Artigos infantis
A: PUC
B: Havan
C: Torra Torra