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Profissionais preferem inbound marketing à modelos tradicionais de propaganda, aponta pesquisa
26 de Fevereiro de 2016

Profissionais preferem inbound marketing à modelos tradicionais de propaganda, aponta pesquisa

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O inbound marketing – forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, eBooks, entre outros – é o caminho mais eficiente para vender mais com menos. A conclusão é de um levantamento exclusivo feito pela HubSpot com 1.250 profissionais do segmento na América Latina: 75% preferem a estratégia frente a modelos tradicionais de propaganda.

Segundo a pesquisa, o crescimento do inbound marketing está intimamente ligado a uma melhora no ROI, o retorno sobre o investimento. “Isso ocorre porque ele agrega valor de uma forma mais rápida e sustentável do que o outbound, no qual grande parte do investimento é direcionado para ações caras e pontuais, como comerciais ou eventos”, explica Rodrigo Souto, gerente de marketing da HubSpot no Brasil, que aponta outra vantagem do método: “Enquanto a resposta a um comercial é imediata, algo como um post de blog pode continuar gerando leads e vendas por meses e até anos”.

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Por outro lado, a estratégia requer constante monitoramento: a pesquisa mostra que nas empresas cujo ROI de 2015 foi melhor que o de 2014, 55% dos profissionais responsáveis revisaram estratégias e resultados ao menos três vezes por semana, contra 40% nas companhias em que o índice diminuiu.

Esse comportamento também se mostrou essencial para o planejamento futuro dos departamentos de marketing. Segundo os entrevistados, quando o retorno do investimento melhorou, o orçamento do setor para o ano seguinte aumentou na maioria dos casos – 69% deles. Enquanto isso, nas empresas em que o desempenho piorou, o orçamento for cortado em 54% das ocasiões. “A conclusão é clara: consiga um retorno positivo no investimento deste ano e o budget do próximo aumentará”, explica Souto.

O relatório traz também dados de mercado. A América Latina tem a menor parcela de departamentos que monitoram os resultados: apenas 46% das empresas fazem isso, contra 63% na América do Norte e 55% na Europa, Oriente Médio e África.

Outro dado interessante revelado é que o inbound marketing ainda é uma realidade mais presente nas startups e pequenos negócios: a estratégia é dominante em 88% das companhias com menos de 25 funcionários, contra uma parcela de 44% onde a equipe supera 200 pessoas.

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