Publicidade
Principais tendências de marketing para ficar de olho em 2024
18 de Dezembro de 2023

Principais tendências de marketing para ficar de olho em 2024

O storytelling visual autêntico é importante para estabelecer a confiança entre empresas e consumidores

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Enquanto as pequenas e médias empresas se preparam para 2024, a iStock prevê os melhores insights baseados em dados de sua pesquisa VisualGPS para orientar e informar empresas sobre o que levará seus clientes a agir em 2024.

Em um mundo dominado pelos avanços tecnológicos e incertezas sobre o futuro, as preocupações dos consumidores aumentaram no ano passado. De acordo com a pesquisa da iStock, 52% das pessoas expressam ansiedade em relação ao futuro, sendo que 47% estão nervosas com a crescente dependência global da tecnologia. Além disso, 40% se sentem sobrecarregados pela abundância de tecnologias disponíveis. Entretanto, em meio a essas preocupações, há uma curiosidade: 75% das pessoas estão animadas com o potencial da inteligência artificial (IA).

Publicidade

“Em um ambiente marcado pela IA, a manipulação de imagens, os deepfakes, a sobrecarga de informações e a saturação tecnológica, o storytelling visual autêntico é um caminho crucial para estabelecer a confiança entre as empresas e seus consumidores em 2024”, afirmou a Dra. Rebecca Swift, vice-presidente sênior de criação da iStock. “Nossa pesquisa VisualGPS indica que 98% dos consumidores concordam que imagens e vídeos “autênticos” são fundamentais para estabelecer a confiança. Este ano, as empresas devem se concentrar em contar histórias visuais que enfatizem a capacidade de se identificar com narrativas visuais que pareçam reais e verdadeiras.”

Para ajudar as pequenas e médias empresas de todos os setores a informar e orientar sua estratégia visual no próximo ano, os especialistas da iStock compartilham as principais tendências de marketing para ficar de olho em 2024:

Construir a confiança da marca por meio da autenticidade
Para criar uma conexão real entre sua empresa e seus clientes, use imagens e cenários que pareçam genuínos. Infusione as suas imagens com um toque de humor, mostre uma gama maior de expressões faciais que talvez não sejam posadas ou “bonitas” em si, mas que capturem um momento espontâneo de irreverência. Você sempre pode potencializar uma estética que parece amadora ou que se assemelha ao conteúdo gerado pelo usuário (UGC). Evite visualizar o luxo e o glamour e, em vez disso, concentre-se em algo acessível que inspire empatia. Isso é especialmente importante para os setores de turismo e hospitalidade.

Traga humanização para seu storytelling visual
O VisualGPS indica que 1 em cada 3 pessoas prefere a interação humana à tecnologia, mostrando que, em meio ao hype da IA, as pessoas não apenas querem, mas preferem, a interação com pessoas. Em 2024, à medida que a tecnologia continua a evoluir, comunique a ideia de que a tecnologia, especialmente as ferramentas de IA, estão, em última análise, nas nossas mãos. Faça isso retratando a presença humana e o controle sobre a tecnologia e as ferramentas de IA em seu marketing. É interessante notar que a nostalgia da estética inicial da Web 1.0, continuará em alta e é uma ótima maneira de transmitir controle e familiaridade diante do desconhecido. Lembre-se de usar cores terciárias brilhantes, como magenta, azul-petróleo, limão, violeta e amarelo-alaranjado, para acentuar o apelo visual em direção ao futuro.

A evolução da pesquisa e do social commerce
A tendência #TikTokMadeMeBuyIt, os tutoriais de UGC e as avaliações de influenciadores impulsionaram plataformas como Instagram Shop e TikTok Shop para o centro das atenções. No entanto, 60% das pessoas expressaram desconfiança nas lojas online das plataformas de redes sociais, reconhecendo a importância de criar confiança on-line.

Devido a seus recursos imersivos, os formatos de vídeo surgem como uma ferramenta fundamental para lidar com as preocupações dos consumidores e mostrar o que sua empresa pode fazer pelos clientes. Os dados do VisualGPS indicam que 62% das pessoas recorrem às redes sociais para aprender ou se autoeducar. Aproveite o poder do vídeo para criar tutoriais que cativem e engajem os espectadores. Além disso, embora os vídeos explicativos possam ser gerados pelo usuário, as ideias e os sentimentos que envolvem o seu vídeo podem ser transmitidos por meio de clipes B-Roll ou vídeo de fundo

Apesar do imenso potencial do conteúdo em vídeo, apenas 11% das pequenas e médias empresas o estão utilizando atualmente. Por outro lado, um percentual impressionante de 82% está encontrando inspiração em vídeos em plataformas como YouTube, TikTok e Instagram. A mensagem é clara e forte: abrace a revolução do vídeo!

O aumento dos vídeos do TikTok também afetou o comportamento de pesquisa dos consumidores, que usam essa e outras plataformas de vídeo para encontrar serviços ou produtos, tornando o SEO de vídeo uma prioridade para as empresas. Ao abordar um mito comum de SEO, os especialistas da iStock enfatizam que as imagens e vídeos de alta qualidade, incluindo a fotografia comercial, podem contribuir significativamente para o crescimento de seu conteúdo online, principalmente em plataformas como TikTok, Pinterest e Alphabet. Para otimizar o SEO para vídeos, é importante usar palavras-chave nos títulos de vídeos e imagens, descrições e publicações em redes sociais.

A ascensão da IA de texto para imagem
Incorporar a tecnologia no processo criativo é outro caminho para as pequenas e médias empresas explorarem em 2024. O VisualGPS destaca que 42% das empresas já estão aproveitando o conteúdo gerado por IA. Ao utilizar ferramentas e recursos de IA comercialmente seguros, as empresas podem produzir visuais inovadores e exclusivos, garantindo conteúdo criativo pronto para uso.

Para se inspirar e elevar sua estratégia de marketing visual antes de 2024 com imagens e vídeos relacionados, acesse aqui.

Foto:SolStock/iStock

Publicidade
Publicidade