1926.
Florianópolis, a capital dos catarinenses,
ganhava sua primeira ponte
ligando a Ilha ao Continente..
Com 839 metros de extenção, a ponte pencil inicialmente batizada com o nome Ponte Independência, ganhou o nome de seu idealizador, o engenheiro Hercílio Luz, que faleceu 2 anos antes de ela ser inaugurada. Depois de 56 anos em operação, a ponte foi interditada em 1982 devido às condições precárias em que se encontrava. Naquela época a ponte absorvia 43,8% do tráfego da cidade. Eram mais de 27.300 veículos por dia, 2.250 por hora.
30 anos fechada
Nesse período os catarinenses acompanharam inúmeras investidas na tentativa de recuperar a ponte. Há quem duvide que um dia ela estará de novo sendo utilizada por veículos e pedestres. O que se sabe sobre esse fato é que o dinheiro empregado nela, até 2005, sempre fora para sua manuteção preventiva. A fase de recuperação teve inicio pra valer em 2005 quando deram-se início às obras nos acessos nas cabeceiras Insular e do Continente. Nos primeiros 3 anos dessa etapa foram gastos R$ 21 milhões para a realização de obras de estrutura nos dois lados da ponte para possibilitar as obras no vão central dela. Atualmente a Ponte Hercilio está com obras em ritmo acelerado com cronograma em dia e previsão de conclusão em 2018.
Valores investidos em sua recuperação
– Manutenção preventinva de 1980 a 2005 = R$ 28,4 milhões
– Manutenção corretiva para restauração a partir de 2006 = R$ 162 milhões
Visitas guiadas
O Governo do Estado de Santa Catarina, com a coordenação da Secretaria de Comunicação-SECOM, começou na última sexta-feira, 12/08, um programa de visitas previamente agendadas e guiadas às obras da Ponte Hercílio Luz. No primeiro dia, jornalistas puderam conhecer o canteiro de obras e ouvir do Engenheiro Wenceslau Diotallévy, do Deinfra, os mais detalhados esclarecimentos sobre a situação atual da recuperação desta senhora de 90 anos. O AcontecendoAqui esteve no grupo juntamente com jornalistas dos Grupos RBS e RIC e percorreu perto de 600 metros dos seus 839 metros da travessia. “Foi uma experiência especial para mim que moro há 15 anos na cidade mas conheço a ponte há 30. Quando você está no meio dela se dá conta do quão gigantesca ela é. O ponto de vista a partir dela para Ilha e Continente é excepcional”, conta Jailson de Sá, editor do AcontecendoAqui.
A iniciativa do projeto #nossahercilioluz
“Há alguns anos o governador Raimundo Colombo vem incentivando a Secom para que tivéssemos mais presença na internet e nas redes sociais. Desde então temos avançado nesse campo e o projeto #nossahecilioluz é, sem dúvida o mais ousado de todos pois busca reaproximar as pessoas ao símbolo maior do nosso estado por meio de marketing de conteúdo e relacionamento com o cidadão por canais digitais qualificados”, destaca João Evaristo Debiasi, Secretário de Estado da Comunicação do Governo de Santa Catarina.
A rede social do projeto
“A premissa do projeto é que a população acompanhe a restauração de forma contínua, do início ao fim dos trabalhos. Transparência. Fico feliz que as redes sociais foram escolhidas para cumprir essa missão. É um projeto desafiador e extremamente ousado, que transita o tempo todo entre o real – através das visitas – e o virtual. O resultado já é possível mensurar: nunca se falou de forma tão otimista sobre a reforma. O monitoramento das redes já apresenta uma mudança de polaridade da opinião pública. Desafios estão por vir, é uma obra complexa, nossa missão é comunicar cada etapa da forma mais clara possível”, informa Lauren Piana, Coordenadora de Novas Mídias da SECOM SC.
Engajamento dos meios de comunicação
“A Diretoria de Imprensa fez a divulgação do projeto “Eu na Ponte” para todos os veículos de comunicação do Estado. Além de distribuir informações sobre o projeto – em formato para rádio, TV, jornal e internet – acompanhamos a estruturação do programa auxiliando na definição de datas, horários e roteiros. A partir da visitação dos locais e formatação do esquema de visitação nossa Diretoria selecionou, neste primeiro momento – os principais colunistas da Capital para conhecer a obra não apenas com objetivo de gerar matérias mas apresentar os detalhes de recuperação tão delicada e artesanal quanto a restauração da ponte. A Diretoria de Imprensa também é responsável por tornar público cada passo da obra que agora está mais visível, com a colocação das gruas que começam a dar o suporte à troca das peças que formam o vão central, e acessível com o programa de visitação”, disse Jacqueline Iensen, Gerente de Imprensa da Secom.
A parceria de uma agência de comunicação
O planejamento, criação e desenvolvimento da comunicação são assinados pela Fórmula Comunicação – agência que atende o Deinfra – e que em parceria com a equipe da SECOM esteve desde o início buscando as melhores práticas para um projeto de comunicação digital desse porte. “Ter participado deste projeto desde o princípio e vê-lo agora caminhando, nos enche de orgulho e satisfação. Temos tido oportunidade de demosttrar para nossos clientes que a Fórmula tem competências para entender e proporcionar boas soluções também no digital e, neste projeto especificamente, mostramos que gostamos de bons desafios. A integração das equipes e a disposição em acertar têm sido a tônica de nossa relação com todos os nossos clientes”, declara Rosa Estrella, presidente do Grupo Fórmula.
Canais #nossahercilioluz e seus números
O vídeo com perguntas e respostas sobre a ponte ficou com 97 mil visualizações. Florianópolis tem 421.240 habitantes. Então, essas 97 mil visualizações mostram que a população está ao lado do projeto.
Facebook com 8552 seguidores.
https://www.facebook.com/nossahercilioluz
Twitter e Instagram estão no início de seu uso pelo projeto e podem ser acessados como seguem:
https://twitter.com/nossahercilio
(@nossahercilio)
https://www.instagram.com/nossahercilioluz/
@nossahercilioluz
Site
www.nossahercilioluz.com.br
Etapas da obra
http://www.nossahercilioluz.com.br/EtapasdaObra/default.aspx