A ReachLocal, empresa global com tecnologia exclusiva de marketing digital para aumentar a performance das campanhas online e incrementar resultados de vendas, divulgou a pesquisa PMEs e as Mídias Digitais em 2016, que mapeou os principais investimentos das pequenas e médias empresas brasileiras em mídias digitais no. ano que passou.
De sua base de mais de 6 mil clientes, a empresa selecionou 1300 PMEs brasileiras que tiveram gastos superiores a R$ 1.000 no último trimestre do ano passado. O universo das empresas pesquisadas representa um valor estimado de investimento publicitário de 27 milhões de reais ao ano.
Entre os resultados, o buscador do Google aparece com grande destaque, concentrando 81% dos recursos de publicidade digital, seguido pelo Facebook que capta quase 10% dos valores.
Dos setores analisados: Automotivo, Educação, Saúde e Estética, Home, Service & Improvement, Imobiliário e B2B, o maior investidor foi o setor de Educação (26%), seguido por B2B (22%). O ramo imobiliário teve a menor taxa de investimento em mídias digitais: 8%.
Na análise por canal de divulgação, o segmento que mais investe no Google é o de Saúde, que destina 88% de sua verba para o buscador. O Facebook, por sua vez, fica com 16% dos investimentos do setor de educação. O Twitter aparece no final da lista com apenas 0.36% do total.