Foram divulgados nessa segunda-feira (4) os resultados da pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, que traça o perfil de clientes de cerca de 200 marcas do varejo encontradas em shoppings. Feito com base em 25 mil entrevistas realizadas em todo o Brasil, o levantamento ‘Marcas Varejistas’ mapeia o perfil dos consumidores com base em classe, idade e sexo dos consumidores.
Classe A
Compõe apenas 3% dos domicílios brasileiros, mas responde por 13% de todo potencial de consumo do país, possuindo uma renda familiar média de R$ 20,8 mil. As marcas que mais atraem os consumidores deste segmento são Mundo do Enxoval, PUC, Le Lis Blanc, Richards e Schutz.
Classe B
As lojas de fast fashion são as que mais atraem a classe B, com marcas como Pixole, Mercatto, Potal, Paquetá, Havan e Seller. Este perfil representa 40% do potencial de consumo do país e é o segmento com maior presença em todos os perfis de shoppings.
Classe C
As famílias deste segmento somam, atualmente, 49% dos domicílios brasileiros, respondendo por 31% do potencial de consumo do país. De acordo com a pesquisa, as marcas com maior representatividade neste grupo são Impecável, Raquel Calçados, Torra Torra, Grippon e Narciso Enxovais. Dividida entre os grupos C1 (renda familiar média de R$ 2.705) e C2 (renda média de $1.625), a Classe C2 ainda é inexpressiva, enquanto a C1 frequenta o shopping com mais frequência mas ainda consome pouco, já que a maior parte dos shoppings não têm marcas comuns entre este segmento.
Os setores do varejo mapeados foram moda feminina, moda masculina, calçado feminino, calçado masculino, artigos esportivos, roupas e artigos infantis, roupa de cama, mesa e banho e eletrodomésticos. O estudo, além de tentar entender o consumidor, tem o intuito de orientar lojistas e empreendedores na hora de compor o mix de lojas de um determinado perfil de shopping.