Publicidade
Pesquisa do Ibope traça perfil do cliente de marcas encontradas em shoppings
05 de Julho de 2016

Pesquisa do Ibope traça perfil do cliente de marcas encontradas em shoppings

Publicidade

Foram divulgados nessa segunda-feira (4) os resultados da pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, que traça o perfil de clientes de cerca de 200 marcas do varejo encontradas em shoppings. Feito com base em 25 mil entrevistas realizadas em todo o Brasil, o levantamento ‘Marcas Varejistas’ mapeia o perfil dos consumidores com base em classe, idade e sexo dos consumidores.

Classe A 

Publicidade

Compõe apenas 3% dos domicílios brasileiros, mas responde por 13% de todo potencial de consumo do país, possuindo uma renda familiar média de R$ 20,8 mil. As marcas que mais atraem os consumidores deste segmento são Mundo do Enxoval, PUC, Le Lis Blanc, Richards e Schutz. 

Classe B

As lojas de fast fashion são as que mais atraem a classe B, com marcas como Pixole, Mercatto, Potal, Paquetá, Havan e Seller. Este perfil representa 40% do potencial de consumo do país e é o segmento com maior presença em todos os perfis de shoppings.

Classe C 

As famílias deste segmento somam, atualmente, 49% dos domicílios brasileiros, respondendo por 31% do potencial de consumo do país. De acordo com a pesquisa, as marcas com maior representatividade neste grupo são Impecável, Raquel Calçados, Torra Torra, Grippon e Narciso Enxovais. Dividida entre os grupos C1 (renda familiar média de R$ 2.705) e C2 (renda média de $1.625), a Classe C2 ainda é inexpressiva, enquanto a C1 frequenta o shopping com mais frequência mas ainda consome pouco, já que a maior parte dos shoppings não têm marcas comuns entre este segmento.

Os setores do varejo mapeados foram moda feminina, moda masculina, calçado feminino, calçado masculino, artigos esportivos, roupas e artigos infantis, roupa de cama, mesa e banho e eletrodomésticos. O estudo, além de tentar entender o consumidor, tem o intuito de orientar lojistas e empreendedores na hora de compor o mix de lojas de um determinado perfil de shopping. 

Publicidade
Publicidade