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Pesquisa diz que compradores online são fiéis às plataformas que dão opção de devolução grátis
05 de Março de 2024

Pesquisa diz que compradores online são fiéis às plataformas que dão opção de devolução grátis

Segundo informações da SAP Emarsys Customer Engagement traz detalhes de como será o futuro de compradores online e como os empreendedores conseguem ter retorno sem prejudicar a fidelidade.

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O estudo SAP Emarsys Customer Engagement, divulgado esta semana e publicado no Puro Marketing, mostrou que 72% dos compradores online preferem as plataformas que possuem uma política de devolução diferenciada como, por exemplo, as que oferecem a opção de devolver alguma compra sem nenhuma cobrança extra.

A pesquisa traz também um outro dado; 88% dos clientes deixaram de finalizar uma compra na internet por não concordar cpm as regras de devolução de mercadoria. Já 54% evitam comprar em plataformas que cobram a mais para devolver uma encomenda.

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“Dado que as marcas perdem dinheiro nas devoluções, é compreensível que tenham adicionado taxas de devolução, mas é imperativo que não prejudiquem a experiência dos seus clientes do processo”, comentou Sara Ricther, CMO da SAP Emarsys, segundo a publicação. “Temos que chegar à raiz do problema, e não apenas controlar os sintomas. Para mim, é aí que entra a personalização”.


Ofertas personalizadas também são as favoritas entre os compradores online

A pesquisa ainda se aprofundou quando o assunto é personalização de ofertas. A resposta positiva foi de 77% dos entrevistados, que responderam preferir comprar em plataformas que oferecem ofertas personalizadas.

“Quase a metade dos consumidores (41%) gostaria de ver recomendações e ofertas mais personalizadas que tornassem a experiência de compra online mais semelhante à de uma loja física”, explicou a publicação sobre o relatório que detalhou o comportamento dos compradores online.

Um ponto importante é que, atualmente, os compradores buscam por uma abordagem mais pessoal e querem saber que a sua opinião importa para aquela empresa. Para isso acontecer, é preciso que as empresas tentem aproveitar, ao máximo, a tecnologia avançada que tem à disposição na internet como, por exemplo, plataformas que proporcionam o envolvimento do cliente, Inteligência Artificial para ajudar no atendimento, plataforma de dados do consumidor (CDP), entender como é hábito de compra do cliente, dentre outros detalhes que podem fazer a diferença no dia a dia.

“Quando os varejistas oferecem produtos mais direcionados com base nos dados dos clientes, como comportamento de devolução e listas de desejos, o volume de devoluções cai. Três quartos (77%) dos compradores preferem marcas que fazem ofertas personalizadas, e vimos um aumento no número de retalhistas que adaptaram esta abordagem durante o fim de semana da Black Friday do ano passado”, comentou a empresa responsável pelo relatório.

Porém, ainda falando sobre a devolução, 54% optam por não devolver o que foi comprado. Mas, 60% dos compradores online acham melhor que o empreendedor precise mandar o produto certo logo de primeira, para que não tenha que pensar neste processo burocrático de devolução de itens.

Foto: Unsplash

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