por Anderson Gomes *
É isso mesmo que você leu! O seu negócio venderá mais com menos ansiedade em vender a todo custo e oferecendo mais ajuda a seu público. Vamos acompanhar no post de hoje!
Muito se fala de inbound marketing e chamadas para ação ( CTA ). É inegável que ambos são fundamentais hoje em dia para os negócios, mas o que importa mesmo é como utilizar essas estratégias, uma vez que ambas foram deturpadas nos últimos anos, no Brasil.
O que dizem os ‘especialistas’ em ações de marketing?
Os “especialistas” dizem que seus conteúdos precisam ser vendedores, certo? Errado!
Na verdade, precisam ser engajantes. Conteúdo bom é o que prende a atenção de quem acessá-lo. Conteúdo precisa “conversar” com o seu público, isto é, não pode ser um monólogo. Não pode chegar com os 2 pés na porta e já querer empurrar algo para o cliente comprar, entende?
Branding e aumento de resultados de ações de marketing
O que tenho aplicado em meus clientes de consultoria e também ensino aos meus mentorados é a importância de você fazer um trabalho de Branding ( ou construção de autoridade e posicionamento de mercado para uma marca). Aliado a isso, o inbound feito da forma correta se torna uma estratégia muito eficaz.
Fórmula 80/20 em ações de marketing
Para que bons resultados aconteçam em minhas campanhas – sejam as da minha marca, ou as de mentorados –, eu aplico a fórmula 80/20, na qual 80% do conteúdo é focado no Branding e somente 20% em vendas.
Assim, eu conquisto o cliente e mostro que sou a melhor opção do mercado para aquele serviço – ou produto. Mas você deve estar pensando que isso é mais um “blá blá blá de especialista”. Certo, então vamos lá: confira agora alguns exemplos que confirmam, na prática, o que estou apresentando neste artigo.
Exemplo 1:
Você é muito bom no que você faz, tem um produto ou serviço legal, mas pouca gente te conhece, e quase não conta com cases de sucesso para dar a base de confiança e construção de autoridade que você precisa.
Faça exatamente o que eu disse, comece ensinando a seu público algumas táticas que podem gerar os primeiros resultados, crie um funil e monitore em que ponto da estratégia cada lead se encontra e, no momento certo, ofereça seu produto ou serviço através de CTAs.
Exemplo 2:
Você é muito bom no que faz, tem um produto ou serviço legal, já goza de certo respeito na sua área de atuação e tem alguns cases de sucesso. Aqui você pode acelerar um pouco as coisas, sabe como?
Simples: gere conteúdo que ajude seu público, apresente seus cases na sequência e somente depois ofereça seu produto ou serviço usando CTAs impactantes. Dessa forma, você vai impactar mais pessoas e escalar seus negócios.
Exemplo 3:
Você é muito bom no que faz, tem um produto ou serviço legal, já é autoridade/celebridade no segmento que atua e tem vários cases de sucesso.
Então, o primeiro passo é fazer uma pesquisa com a sua audiência (o que, de saída, já vai funcionar melhor que nos exemplos anteriores) para entender exatamente o que querem e como querem compra. Crie uma série de conteúdos e já ofereça seu produto simultaneamente. Nesse caso, as pessoas vão comprar mais pelo fato de poderem “estar mais perto” de você. Não se envergonhe: use isso a seu favor!
Viram como nos 3 exemplos citados a venda é consequência das ações, em todos antes da oferta existem alguns passos a ser seguidos, nos meus negócios e com meus clientes esse tipo de estratégia tem gerado ótimos resultados.
Em suma: não é teoria, é prática!
Inbound bem trabalhado sempre trará bons resultados, mas lembre-se: qualquer estratégia de marketing, seja on ou off-line precisa de pesquisa e planejamento. O primeiro passo de uma boa estratégia é uma boa e detalhada análise de avatar (público-alvo). Sem isso, toda a sua estratégia e ações de marketing podem estar comprometidas.
Um grande abraço e até o próximo artigo.
Anderson Gomes – Cofounder MindHacks.
www.mindhacks.com.br