“Em tempos de mercado bem mais competitivo, de alta demanda por mão de obra qualificada e de exigência crescente por segurança, higiene, produtividade e resultados, a Orcali chega aos 50 anos com proposta atenta à nova ordem social”. Palavras do empresário Ricardo Kuerten Dutra, presidente da maior e mais antiga empresa de prestação de serviços em Santa Catarina.
A Orcali, fundada em abril de 1968 com a meta de participar de um edital do extinto INPS de Florianópolis para prestação de serviços de limpeza, se mantém até hoje à frente do mercado, liderando o segmento especializado nas áreas de Vigilância Patrimonial, Segurança Eletrônica e Rastreamento Veicular, Portaria Remota, Limpeza e Conservação, Serviços Especializados, Recursos Humanos e Serviços Temporários. Para atuar de forma ágil e eficaz junto aos clientes, com perfeita flexibilidade, todas as regiões de Santa Catarina são atendidas através de unidades operacionais perfeitamente integradas com a matriz, em Florianópolis.
Gestão de Resultados
“Na minha visão, no que se refere à ocupação de mercado com o máximo de resultados, a ORCALI faz a diferença pela qualidade. Finalmente, muitas pessoas e empresas, que são nossos clientes, se dão conta de que o diferencial que buscam pode estar no tratamento qualificado que dispensamos a cada um”, avalia o presidente.
O foco no cliente é algo que está cada vez mais no DNA da ORCALI. A determinação da empresa é buscar mais e mais o sincronismo com sua clientela, o que, na prática, significa simplesmente entender como melhor ajudá-la. “E fazemos isso com a certeza de que é essencial prover cada um dos que nos procuram em busca dos nossos serviços com o suporte adequado”, explica ele, acentuando que esse comportamento nada mais é do que “uma maior valorização da qualidade de tudo o que fazemos, e fazemos bem feito”.
Segurança em primeiro lugar
Para exemplificar, Ricardo cita o caso da segurança – que é hoje em dia o principal item apontado pelas pesquisas de opinião como sendo a prioridade nº 1 na escala de exigências da população. “Em um mercado em que a segurança – que assegure às pessoas e empresas o direito universal de se sentirem protegidas de riscos, perigos ou perdas – é quase uma commodity e pode ser comprada em toda parte e de diferentes formas, o nosso segredo é aliar a tecnologia ao capital humano no atendimento à demanda exigente”.
Com esse entendimento, fazendo a combinação de valores e talento, o presidente conta que as pessoas com as quais trabalha na gestão da ORCALI, seguindo suas crenças inabaláveis sobre o acerto da administração tradicional, “têm absoluta autonomia para usar a criatividade e tomar a decisão que for melhor para a empresa”.
“Nosso permanente desafio, como gestores, é conseguir harmonizar as diversas áreas da empresa, com base na administração clássica, sem modismos ou inovações, a fim de criar a melhor infraestrutura para que essas decisões possam assegurar qualidade aos serviços que prestamos às pessoas e às empresas. Sem quaisquer riscos de erro”, frisa ele.
Além de melhorar a qualidade de vida da população, a ORCALI tem como meta neste cinquentenário elevar a satisfação de seus diversos públicos. Afinal, acentua seu presidente, “o futuro do nosso segmento depende da forma como cuidamos dele hoje”.
Clique na galeria para ampliar as imagens: