Para entendermos melhor o funcionamento do marketing da Duolingo, considerado um pouco “desequilibrado”, principalmente, pelos comentários no TikTok com tom de provocação e até mesmo por criar um reality show de namoro de mentira. Vale até lembrar que, inclusive, a marca levou o prêmio no TikTok Ad Awards, em 2023.
Já, para 2024, a marca prepara novas estratégias, incluindo, uma aparição no Super Bowl, que acontece no dia 11 de fevereiro. “O ano novo é o nosso grande momento agora”, falou Manu Orssau, CMO da Duolingo ao site Marketing Brew. Além disso, Orssau classificou o momento em que estará em um dos eventos esportivos mais assistidos do mundo como “marco emocionante para a marca”.
Ainda, segundo a publicação, o marketing da Duolingo prepara uma campanha para divulgar as diversas formas de aprendizagem proporcionada pelo aplicativo de idiomas como, por exemplo, a chance de ter uma festa com a mascote da marca (a famosa corujinha), dependendo do uso da plataforma.
O desafio do marketing da Duolingo com o investimento em anúncio local no Super Bowl
Estar no Super Bowl é um dos momentos mais desejados por diversas marcas. E, por isso, podemos dizer que é um momento desafiador para o marketing da Duolingo. Afinal de contas, a marca terá alguns segundos para impactar os telespectadores.
O anúncio que será exibido durante a final da NFL tem apenas cinco segundos e, de acordo com o Marketing Brew, será bem parecido com que já vimos com o Reddit há anos.
“Estamos buscando algo que seja bastante atrofiador da mesma forma, que, com sorte, fará as pessoas sorrirem e talvez também as faça aprender a lição [de idioma], esperançosamente”, revelou o CMO.
A marca tem apostado demais em plataformas sociais, mas especificamente no TikTok. Para termos ideia, o perfil da Duolingo na rede tem mais de 8 milhões de seguidores. Agora, mudar a estratégia e trazer a empresa para um Super Bowl, por exemplo, é uma oportunidade de ser mais flexível a novos formatos.
“Raramente sentamos e tentamos definir uma estratégia de cinco anos”, falou Orssaud sobre sua equipe de marketing. “Nós nos damos a liberdade de sempre experimentar, mas fazemos questão de falar abertamente sobre o que aprendemos – coisas que funcionam e que não funcionam.”
Porém, as ações de marketing da Duolingo, geralmente, não são muito convencionais, mas o Orssaud garante que eles querem ficar longe “tópicos muito políticos ou bilaterais”. Por esta razão, ele chegou a reconhecer que “houve alguns momentos em que as coisas correram mal, quando a confusão foi um pouco longe demais”, lembrando da piada não muito apropriada com a Katy Perry.
Foto: Unsplash