por Roberto Zardo*
Este texto elaborado em tempos líquidos, segundo Zygmunt Bauman, um tempo em que os relacionamentos de todos os tipos, assim como os líquidos, são sutis, prófugos e flexíveis, é fruto da vivência prática, estudos acadêmicos de um agradecido filho de comerciantes e com a humildade de quem aprendeu com as oportunidades oferecidas pela vida. Embora não sejamos refratários a qualquer tipo de tecnologia, por acreditarmos que ela é meio e não fim em si mesma, o que aqui escrevemos não teve nenhum “help” da IA.
Lembro de uma passagem marcante quando trabalhava aos 12 anos como office-boy na Perdigão (atual BRF) na cidade de Videira/SC. Tentando ajudar no setor da loja de ferragens, atendi um cliente que queria comprar um determinado item. Consultando o estoque vi que estava em falta. Me dirigi ao cliente com aquela carinha de desânimo, dizendo-lhe que não poderíamos atendê-lo. Ainda bem, que o responsável pelo setor, agiu com mestria e conversando com o cliente, além de prometer o item para uma data futura também auscultou as necessidades não manifestadas e vendeu uma série de produtos que o cliente necessitava e não havia explicitado. A lição que ficou gravada em minha mente até hoje é que não tive a sensibilidade para entender a sabedoria dos comerciantes que vendiam seus produtos em vez do cliente apenas comprar.
Desde 1984, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC), uma entidade civil sem fins lucrativos, tem como missão “fomentar, desenvolver e reconhecer as práticas do marketing e vendas por meio de ações que gerem relacionamentos e que agreguem valor e cidadania à sociedade catarinense”. Somos uma entidade de voluntários, composta de pessoas com larga experiência comprovada na nobre arte e técnica de usar corretamente as ferramentas de marketing para alavancar a venda de seus produtos e serviços e não ficarem reféns daquilo que os clientes compram.
Se vocês querem vender seus produtos e serviços impulsionando ainda mais os resultados sustentáveis de seus negócios, principalmente nestes tempos desafiadores, a ADVB/SC oferece capacitação, relacionamento, reconhecimento e inovação, por meio de várias soluções customizadas. Como voluntário, há mais de quarenta anos, em várias causas nobres que acredito, entre elas a ADVB/SC, convido-os a conhecerem nosso trabalho e se juntarem a nós como associados e/ou voluntários. Seus clientes e seus negócios agradecerão!
* Roberto Zardo – Técnico Mecânico, Economista, Especialista em Administração Industrial, MBA em RH (USP), Mestre em Administração de Empresas (Mackenzie). Iniciou carreira profissional como office-boy na Perdigão (atual BRF) na cidade de Videira SC. Trabalhou por mais de 40 anos nas empresas General Motors, Johnson & Johnson, Cargill e Natura, como executivo. Atua há 40 anos como voluntário em causas que agregam valor à sociedade.
Zardo é Conselheiro Fiscal da ADVB/SC