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Nestes tempos líquidos turbinados pela inteligência artificial, você vende ou seus clientes compram?
19 de Dezembro de 2024

Nestes tempos líquidos turbinados pela inteligência artificial, você vende ou seus clientes compram?

Trabalhou por mais de 40 anos nas empresas General Motors, Johnson & Johnson, Cargill e Natura

por Roberto Zardo*

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Este texto elaborado em tempos líquidos, segundo Zygmunt Bauman, um tempo em que os relacionamentos de todos os tipos, assim como os líquidos, são sutis, prófugos e flexíveis, é fruto da vivência prática, estudos acadêmicos de um agradecido filho de comerciantes e com a humildade de quem aprendeu com as oportunidades oferecidas pela vida. Embora não sejamos refratários a qualquer tipo de tecnologia, por acreditarmos que ela é meio e não fim em si mesma, o que aqui escrevemos não teve nenhum “help” da IA.

Lembro de uma passagem marcante quando trabalhava aos 12 anos como office-boy na Perdigão (atual BRF) na cidade de Videira/SC. Tentando ajudar no setor da loja de ferragens, atendi um cliente que queria comprar um determinado item. Consultando o estoque vi que estava em falta. Me dirigi ao cliente com aquela carinha de desânimo, dizendo-lhe que não poderíamos atendê-lo. Ainda bem, que o responsável pelo setor, agiu com mestria e conversando com o cliente, além de prometer o item para uma data futura também auscultou as necessidades não manifestadas e vendeu uma série de produtos que o cliente necessitava e não havia explicitado. A lição que ficou gravada em minha mente até hoje é que não tive a sensibilidade para entender a sabedoria dos comerciantes que vendiam seus produtos em vez do cliente apenas comprar.

Desde 1984, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC), uma entidade civil sem fins lucrativos, tem como missão “fomentar, desenvolver e reconhecer as práticas do marketing e vendas por meio de ações que gerem relacionamentos e que agreguem valor e cidadania à sociedade catarinense”. Somos uma entidade de voluntários, composta de pessoas com larga experiência comprovada na nobre arte e técnica de usar corretamente as ferramentas de marketing para alavancar a venda de seus produtos e serviços e não ficarem reféns daquilo que os clientes compram.

Se vocês querem vender seus produtos e serviços impulsionando ainda mais os resultados sustentáveis de seus negócios, principalmente nestes tempos desafiadores, a ADVB/SC oferece capacitação, relacionamento, reconhecimento e inovação, por meio de várias soluções customizadas. Como voluntário, há mais de quarenta anos, em várias causas nobres que acredito, entre elas a ADVB/SC, convido-os a conhecerem nosso trabalho e se juntarem a nós como associados e/ou voluntários. Seus clientes e seus negócios agradecerão!

 

* Roberto Zardo – Técnico Mecânico, Economista, Especialista em Administração Industrial, MBA em RH (USP), Mestre em Administração de Empresas (Mackenzie). Iniciou carreira profissional como office-boy na Perdigão (atual BRF) na cidade de Videira SC. Trabalhou por mais de 40 anos nas empresas General Motors, Johnson & Johnson, Cargill e Natura, como executivo. Atua há 40 anos como voluntário em causas que agregam valor à sociedade.

Zardo é Conselheiro Fiscal da ADVB/SC

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