Publicidade
Bastidores da nova campanha da marca Oreo
19 de Dezembro de 2023

Bastidores da nova campanha da marca Oreo

Conhecer e atender necessidades de seus consumidores, é uma das estratégias da marca

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A marca Oreo resolveu veicular o making of de sua campanha, Só Oreo é Oreo, produzida com o intuito de reforçar as principais qualidades do biscoito.

Vinícius Stanzione, VP Executivo de Criação da Leo Burnett, afirma: “Oreo tem uma crocância que combina perfeitamente com a cremosidade do recheio. E a ideia era reforçar esse match perfeito, destacando a qualidade superior do produto e deixando todo mundo com água na boca. E tudo isso de uma maneira divertida, inusitada e lúdica”.

Publicidade

A primeira coisa a se fazer é mapear a finalidade, no caso dessa campanha, os objetivos são evidenciar os atributos que só Oreo tem, como o delicioso recheio cremoso e o sabor de chocolate acentuado pelo cacau que compõe o biscoito; bem como o ritual ritual de consumo lúdico e brincante: “Gira, Raspa e Saboreia”, com o qual o brasileiro tem uma conexão. Para isso, foram produzidos cinco filmes musicados de 15” com reduções de 10” e 6” que destacam as melhores características do biscoito mais vendido do mundo. Esse tipo de comunicação é chamada de appetite appeal, ou seja, conteúdos que provocam o consumidor através de deliciosas imagens. Essa campanha foi divulgada na imprensa e em plataformas digitais como Instagram, Tiktok, Facebook, Twitter, Google, Youtube e Pinterest, além da TV aberta.

*Fonte Euromonitor Intl Ltd; Snacks Ed.2024 : % marca em receita do varejo ao consumidor, dados referentes a 2023.

Elas por Elas

Falando em televisão, uma das ações que contemplam esse plano de mídia é a participação na novela da Globo Elas por Elas, em que as personagens Renée (Maria Clara Spinelli) e Vic (Bia Santana), que representam mãe e filha, recordam momentos divertidos que já vivenciaram com Oreo. Além disso, a marca ainda promoveu um momento de break em que os espectadores puderam acompanhar os bastidores da telenovela de forma inédita. Por fim, uma ação com Caldeirão do Mion, que se inicia no quadro “Isso a Globo Mostra”, e depois um fechamento da parceria com a apresentadora Tati Machado nas plataformas digitais.

Oreo Coberto

A campanha englobou também um 6º filme para o lançamento de um novo produto, o Oreo coberto, uma versão do biscoito com uma deliciosa cobertura sabor chocolate – que já é sucesso no exterior, agora adaptado ao paladar brasileiro. Para inaugurar a divulgação, a marca escolheu o dia de um fenômeno astronômico raro, o Eclipse Solar, e anunciou o Oreoclipse, porque assim como o Sol, Oreo também foi eclipsado. Além disso, também apoiou a transmissão ao vivo do Eclipse realizada pelo canal Space Today com Sérgio Sacani, geofísico expert no assunto.

Oreo MIT

Uma estratégia que pode ser utilizada para provar ao consumidor que seu produto é o melhor do mercado, são estudos e pesquisas. Oreo investigou e entendeu costumes dos fãs da marca com foco em como saboreiam o produto no Brasil.

Foi pensando nisso que Oreo convidou Iberê Thenório do canal Manual do Mundo para testar um estudo conduzido por Crystal Owens, líder do grupo de pesquisadores da área de Engenharia Mecânica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A pesquisa foi feita para desvendar uma maneira de separar o recheio perfeitamente entre os dois biscoitos. O estudo foi uma ação orgânica do próprio instituto, isto é, não foi um serviço contratado pela marca, que aproveitou a oportunidade para convidar Iberê, conhecido no Brasil por seus experimentos, que fez o teste com base na análise do MIT – indicando a melhor forma de comer Oreo e comprovando que o “Gira, raspa e saboreia” não só é gostoso, como faz sentido!

“Estamos muito satisfeitos com as ativações e campanhas que colocamos no ar em 2023. Tivemos excelentes resultados e tudo que colocamos em prática foi com um olhar voltado para ideias criativas que fossem inovadoras. Além disso, ter uma consistência de posicionamento foi muito importante, por esse motivo, tudo que fazemos está ligado ao lúdico e brincante que caracteriza as comunicações de Oreo, agora estamos focados nos projetos de 2024, que com certeza o público vai amar”, conta Felipe Pedrolli, diretor de marketing de biscoitos da Mondelez Brasil.

FICHA TÉCNICA

Agência: LEO BURNETT TAILOR MADE

Título: SÓ OREO É OREO

Produto: OREO

Anunciante: MONDELEZ

CCO: Marcelo Reis

VP de criação: VINICIUS STANZIONE

Diretora de Criação: ALESSANDRA SADOCK E BRUNO GODINHO

Diretora de Arte: NATACHA ENGELMANN

REDATOR: HUMBERTO PACHECO E LEANDRO SHIMIZU

ATENDIMENTO: LETÍCIA MEIRA, GUILHERME NOGUEIRA, FERNANDA AMADIO, BIANCA URZEDO, DANIELLE RACHED CURTI E JULIA AMARAL

MÍDIA: HELOISA GOLDMAN, RENATA CAOVILLA, SHEILA UYEDA, GUILHERME PEDROSA, FERNANDA
MORAIS, TAÍS FERREIRA, GABRIELLE ALVARENGA, VITORIA COELHO, HENRIQUE LIMA E DIELE LICTECHEN

PLANEJAMENTO: MARIE ALONSO, JOANA DAMBRÓS, MURILO FEDELE, LUISA LANCELLOTTI, JULIANA TOBISAWA E DOÉLIO BERGAMO

ASSESSORIA DE IMPRENSA: NATHALIE URSINI E MAR FACCIOLLA

APROVAÇÃO DO CLIENTE: FLÁVIA ARRUDA, JOÃO VICTOR MIGNOLI, ANDRÉ DIETZIKER, DANDARA CANELLAS, YGOR FEITOSA, ROBSON OLIVEIRA, KELLEN SANTANA, GABRIELA LIMA, LARYSSA QUEIROZ, MARÍLIA NOCETTI, MIRELLA MODELSKI MENDES, FELIPE PEDROLLI E ALVARO GARCIA JUNIOR.

PRODUTORA: PRODIGIOUS

DIRETORA DE NEGÓCIOS: DANI PISTONE

PRODUTOR EXECUTIVO: FILIPE ANDRADE

COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: BRUNO CUSTODIO / CECILIA DACHERY

COORDENADOR PÓS-PRODUÇÃO: ROSA FELIX

DIREÇÃO: JR JUNIOR

PRODUTOR GERAL : SANDRO SABINO

LINE PRODUCER: MOISES ALMEIDA

PRODUCER: VICTOR PRATES

PRIMEIRA ASSISTENTE DE DIREÇÃO: CAIO MARTINS

SEGUNDA ASSISTENTE DE DIREÇÃO: DEBORA YAZBEK

DIRETOR DE FOTOGRAFIA: JR JUNIOR

DIRETORES DE ARTE: WALTER BRUNIALTI E THAIS RONCOLATI

FIGURINO: MYRNA MIGUEL

MAKE/ HAIR: JOÃO CÂNDIDO DA ROCHA FILHO

PRODUTORA DE CASTING: FABIANA VARELA

EFEITISTA: BRUNO STEGER

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: MOISES ALMEIDA

MONTADOR: BRUNO DINIZ OVELHA E CAIO MARTINS

DIRETOR DE ARTE VIDEOGRAFISTA: CELSO AFFONSO LOPES

3D VFX: TOM FOGO

CORREÇÃO DE COR: DOT VFX

PRODUTORA DE PÓS: VIBE FILMS

FINALIZADOR: BRUNO DINIZ OVELHA

COORDENADOR DE PÓS: SANDRO SABINO E RAMON ABREU

FINALIZAÇÃO KV: ANDRÉ VEGA

Fotógrafo Still: Jr Junior e Maurício Ruegenberg

Assistente de foto: Lucas Ruegenberg, Luan Ruegenberg, Adriano Gregório tchirichian

Tratamento de fotos: Amanda Ferreira de Oliveira

FINALIZAÇÃO KV: ANDRÉ VEJA

PRODUTORA DE SOM: SQUAD

PRODUÇÃO EXECUTIVA / DIREÇÃO MUSICAL: DARIO FORGHIERI E ZI NAMMUR

COORDENAÇÃO: KARINA COVIELLO

DESENHO DE SOM: EQUIPE SQUAD

Publicidade
Publicidade