Publicidade
Mais de 80.000 novos negócios foram abertos em Santa Catarina em 2016
27 de Janeiro de 2017

Mais de 80.000 novos negócios foram abertos em Santa Catarina em 2016

Foram abertos 82.362 novos negócios em 2016 no Estado de Santa Catarina. O número é 16,9% superior que em 2015, quando 70.437 empresas foram constituídas. Esta é uma realidade diferente de muitos Estados brasileiros, como Minas Gerais, por exemplo, onde a queda na abertura de empresas foi de 5% e o número de empresas extintas cresceu 47%.

O número de novas empresas cresceu nas principais cidades catarinenses. O destaque é para Criciúma, com acréscimo de 21,3% em 2016 em relação ao ano anterior. Em seguida aparece Joinville, com 20,5%; Florianópolis com 19%; em Lages foram 15,7%; em Blumenau o número subiu 15,1%; e em Chapecó, 13,1%. Os dados são da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc).

Publicidade

2017
A expectativa é que neste ano estes dados sejam ainda mais positivos. Segundo o secretário da SDS, Carlos Chiodini, com a lei SC Bem Mais Simples, sancionada pelo governador Raimundo Colombo na última semana, será mais fácil abrir empresas, bem como a obtenção de atestados, alvarás e outros documentos necessários.
O projeto prevê o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES), com base nas informações constantes da autodeclaração dos empreendedores, para negócios com baixo risco sanitário e baixo potencial poluidor.

Fechamento de empresas
O número de empresas extintas também subiu, foram 91.444 em 2016 enquanto, em 2015, haviam sido 69.365. De acordo com o presidente da Jucesc, Julio Marcellino Junior, este é resultado dos novos procedimentos adotados pela Receita Federal. “Tínhamos uma grande demanda reprimida, de empresas que estavam abertas somente no papel e não poderiam ser extintas por terem débitos fiscais. Ou seja, é importante observar que o número de empresas extintas reflete, principalmente, a simplificação dos processos de baixa de empresas que estamos implementando no Estado”, explicou.

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade