2025 está quase aí, por isso, é essencial que todos os profissionais de marketing e, claro, as marcas, fiquem atentos sobre trabalhar no próximo ano. Por esta razão, a Kantar, empresa global responsável pela análise de marketing e dados, lançou um relatório com o nome de “Marketing Trends 2025”.
Nele, podemos encontrar diversas diretrizes e previsões de especialistas, todas baseadas em atitudes e dados de comportamento, de como devemos trabalhar este assunto, incluindo diferentes cenários como alterações tecnológicas, sociais, demográficas e regulatórias.
“Analisamos tendências macro e micro para que os profissionais de marketing considerem como parte do planejamento estratégico para sua jornada de crescimento de marca e como elas podem se adequar aos seus próprios objetivos. Da sustentabilidade à transmissão ao vivo, das mídias sociais à IA generativa, cobrimos algumas das principais tendências que vemos surgindo e crescendo no próximo ano”, é o que diz o site oficial da Kantar.
Veja algumas tendências que estão no relatório “Marketing Trends 2025”
O relatório da Kantar traz alguns comportamentos que podem moldar o futuro do marketing. O documento aproveita para compartilhar as tendências que podem fazer a diferença em 2025. Fique ligado!
Não podemos deixar de fora a inclusão
Mesmo que alguns profissionais de marketing ainda deixem de considerar o impacto causado quando uma campanha apoia alguma causa, em 2025, este assunto pode fazer diferença. Segundo dados da Kantar, “os esforços de diversidade e inclusão de uma marca influenciam as decisões de compra de quase oito em cada 10 pessoas no mundo todo”.
Cuidado com a IA em anúncios porque a segurança é prioridade
Proteção de dados será um dos assuntos mais importantes em 2025. De acordo com uma pesquisa da Kantar, quase metade dos consumidores não se sentem seguros em anúncios criados com a ajuda da Inteligência Artificial. Conforme esta tecnologia for crescendo na publicidade, mais usuários reivindicarão a transparência de como tudo isso foi usado. Por isso, é importante mostrar a relevância e a confiabilidade de dados.
Fique de olho nas transmissões ao vivo
“Os anúncios de transmissão ao vivo podem impulsionar tanto a intenção de compra de curto prazo quanto a afinidade de marca de longo prazo. Os especialistas da Kantar esperam que marcas estabelecidas olhem para anúncios de transmissão ao vivo para construir associações de longo prazo, enquanto marcas médias e menores priorizam aumentar a conscientização e gerar interesse imediato”, explicou o relatório.
Para termos uma ideia da grandiosidade, na China, as plataformas que fazem transmissão ao vivo como, por exemplo, Taobao Live, Douyin e WeChat, já alcançam metade da população do país e, ainda segundo as previsões, as vendas de comércio ao vivo podem aumentar em mais 20% até 2026, na China. Então, se você é um profissional de varejo, apostar em lives em 2025, pode ser uma boa ideia.
“Com tantas mudanças tecnológicas e sociais chegando ao auge, 2025 marca um momento crucial para o marketing. Essas tendências representam não apenas mudanças incrementais, mas uma mudança fundamental na forma como as marcas se conectam com os consumidores. Aqueles que abraçam essas mudanças, priorizam estratégias baseadas em dados e defendem a criatividade e a inclusão estarão mais bem posicionados para o sucesso. Nossas Tendências de Marketing de 2025 colocam as marcas na vanguarda para entender essas mudanças, antecipar desafios futuros e tomar decisões informadas que moldam seu futuro”, disse Jane Ostler, EVP, Global Thought Leadership, Kantar, segundo o site oficial sobre as principais tendências de marketing para 2025.
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