O Koerich, maior varejista de Santa Catarina, lançou no início de dezembro uma campanha de comunicação focada nos turistas argentinos, com outdoors em espanhol, na SC-401 e em especial na região das praias do norte. A iniciativa foi impulsionada pelos bons resultados registrados na temporada 2015/2016, em especial nas vendas para o público argentino.
Capacitação da equipe
Além da campanha, a marca ao longo de 2016 trabalhou na capacitação de seus colaboradores. No início de 2017 as lojas do Norte de Florianópolis receberam uma roupagem diferenciada, com uma comunicação especial, painéis com um mini dicionário português e espanhol e indicativo nos aparelhos de tecnologia, principalmente celulares, sobre a funcionalidade na bandeira argentina.
Mídia na Argentina
Além de comunicar sua ação no Brasil, o Koerich também realizou ações de comunicação no país vizinho, com ações de marketing e redes sociais, bem como com a imprensa argentina.
E a nossa gente foi destaque por lá. Os grandes veículos de comunicação da Argentina, como o Clarín, e o site Ministerio de Relaciones Exteriores y Culto da Argentina divulgaram a ação da empresa catarinense. O Koerich ganhou espaço também em uma televisão local, somando mais de 20 inserções nas terras dos hermanos.
Ações de marketing
Os releases foram enviados pela Apoio Comunicação, assessoria de imprensa da varejista catarinense, em espanhol, bem como realizado um levantamento de dados e comparativos de preços dos produtos comercializados no Brasil e na Argentina. Destaque para grande procura para aparelhos de tecnologia como tablets e smartphones, uma vez que os impostos para esses produtos são altos no país vizinho, e em alguns casos, as diferenças chegam a 200%. Além disso, somam-se à lista utensílios portáteis como liquidificador, chapinha, sanduicheira, que possam usar nas pousadas ou casas que alugam em Florianópolis e depois levados para terra natal.
Resultados nas vendas
Em janeiro e fevereiro de 2016 a empresa registrou um incremento de 10% nas vendas, com os clientes argentinos. E para esta temporada (2016/2017) a aposta de crescimento era de mínimo de 12% – com este público. Mas os dados já são ainda mais positivos: de dezembro de 2016 até 15 de janeiro as vendas – apenas para clientes argentinos já registram uma alta de 20% comparando com o mesmo período da temporada 2015/16. “E se formos analisar os dados das vendas para clientes locais/brasileiros apresentam uma alta de 14%. Dados que corroboram a expectativa positiva e reforçam o investimento da empresa para atender a demanda”, comemora Adilson Toll, diretor de marketing do Koerich.
Impacto na mídia