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Involves, empresa especializada em gestão de trade marketing, lança novidade com IA
11 de Março de 2024

Involves, empresa especializada em gestão de trade marketing, lança novidade com IA

O lançamento do Roteirizador Inteligente no México faz parte da estratégia de expansão internacional da Involves

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O Involves Experience México, escritório restaurado no México, lança no país o Roteirizador Inteligente.

A solução usa inteligência artificial para automatizar a roteirização de equipes de trade marketing. Em uso pelos clientes brasileiros da empresa desde o início de 2023, a ferramenta – que é integrada ao Involves Stage, plataforma de inteligência e tecnologia para trade marketing que já está em 24 países além do Brasil – passou por adaptações para atender especificamente aos desafios encontrados no mercado mexicano.

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Pedro Galoppini, CPO da Involves,  afirma: “Percebemos que no México, assim como no Brasil, o desafio de roteirizar equipes é grande”. Ele complementa, “Um recurso da nossa ferramenta que é muito importante para o mercado mexicano é a capacidade de roteirizar levando em conta não apenas rotas de carro, mas também por meio de transporte público; algo que só a nossa solução tem. Essa é uma das funcionalidades que estamos levando ao México para adaptar nossa oferta às necessidades do mercado no país.”

O lançamento do Roteirizador Inteligente no México faz parte da estratégia de expansão internacional da Involves, na qual o país desempenha um papel central: hoje, a scale-up mantém um escritório no México e prevê, para este ano, a contratação de times locais de vendas, customer success e marketing. “Queremos fortalecer ainda mais a proximidade com nossos clientes a aprofundar a compreensão das dores dessas empresas”, destaca Pedro. “Estando fisicamente mais próximos dos clientes, conseguimos visitar mais prospects e mergulhar na cultura e nas práticas do lugar. Passamos a de fato dedicar toda uma operação ao México, e não mais a olhar esse país dentro de um conjunto com vários outros.”

Ainda em 2024, a Involves vai realizar o Involves Experience México: o evento de trade marketing, considerado o maior da América Latina em seu setor, vai acontecer fora do Brasil pela primeira vez. O evento já teve seis edições brasileiras, que reuniram centenas de palestrantes e milhares de inscritos em São Paulo (SP) e Florianópolis (SC).

O Roteirizador Inteligente

Usando inteligência artificial para automatizar a roteirização das equipes de promotores de vendas, o Roteirizador Inteligente da Involves permite reduzir em aproximadamente 40% a distância percorrida e em 33% o tempo de deslocamento. A solução cria rotas otimizadas para a equipe de campo, garantindo uma distribuição homogênea das visitas e promovendo mais eficiência. O Roteirizador combina dados de colaboradores, jornada de trabalho, pontos de venda desejados e nível de atendimento das lojas para calcular o menor tempo e custo de deslocamento; além de permitir quantificar a operação por meio de dados e valores mensuráveis, tornando as equipes mais estratégicas.

“Geralmente, uma empresa de médio ou grande porte leva até um mês para conseguir elaborar os roteiros para o seu time. O Roteirizador permite fazer o planejamento de todas as regionais no mesmo dia”, diz o CPO Pedro Galoppini. A solução permite selecionar os colaboradores, os pontos de venda desejados e o ponto de partida do promotor, a jornada de trabalho da equipe e o nível de atendimento das lojas, com dias de funcionamento, número de visitas por semana e duração de cada uma. “A partir disso, a inteligência artificial realiza as combinações dos cenários necessários para calcular rotas com menor deslocamento enquanto respeita a estratégia de visitas da operação”, completa Pedro.

O Roteirizador também facilita a previsão de headcount (ou seja, o cálculo do número de promotores necessários para cobrir os pontos de venda) e a setorização dos pontos de venda, inclui roteiros para deslocamento de promotores que usem transporte público, permite ajustes de rota em caso de imprevistos, e identifica quais profissionais estão sobrecarregados ou ociosos (para otimizar a divisão das visitas ao longo do horário de trabalho da equipe). A solução permite quantificar a operação de trade por meio de dados e valores: “O roteirizador inteligente dá certeza sobre o que, de fato, foi executado em comparação com o planejado, gera mais conhecimento sobre a operação e mais insumos para tomar decisões”, aponta Pedro.

Cases de sucesso

No Brasil, nove clientes já usam com sucesso o Roteirizador Inteligente da Involves. Um exemplo é a Pointer Revestimentos Cerâmicos – que faz parte da Portobello, marca líder em revestimentos cerâmicos do Brasil -, que empregou a ferramenta no planejamento da sua maior campanha de Black Friday já realizada até hoje, em novembro do ano passado. A principal questão que a empresa enfrentava era não conseguir positivar nem metade dos seus pontos de venda durante as campanhas sazonais – mas, com a implementação do Roteirizador, a Pointer atingiu um índice de 80% de positivação já na primeira semana da Black Friday.

Ao final da campanha, 100% dos pontos de venda receberam a visita dos promotores, e 95% deles receberam materiais – 5% não autorizaram ações no período. Comparado com datas como Dia das Mães e Dia dos Pais, em que a Pointer atingia 21% da base de lojas, a Black Friday de 2023 trouxe um crescimento de 300% na ativação de pontos de venda na primeira semana. Além disso, a equipe conseguiu reduzir em 77% o tempo necessário para ativar a campanha nos PDVs, garantindo uma resposta ágil ao dinamismo do mercado. Juntamente com os ganhos operacionais, a Black Friday registrou um crescimento de 51% nas vendas da Pointer, solidificando o impacto positivo nas métricas de sell-out.

Em outro case, uma indústria de café deixou de realizar manualmente o processo de roteirização ao adotar a tecnologia da Involves: antes, as rotas eram feitas pelo supervisor de campo, que delineava os roteiros de 147 profissionais, responsáveis por atender 830 pontos de venda em São Paulo (SP). Com a adoção do Roteirizador Inteligente, a empresa observou uma redução mensal de R$ 26.723 nos custos da operação, junto com uma diminuição de 40% nos quilômetros percorridos e 33% no tempo de deslocamento.

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