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Indiferente à crise, mercado de imóveis  de luxo mantém crescimento acentuado
16 de Novembro de 2016

Indiferente à crise, mercado de imóveis de luxo mantém crescimento acentuado

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O segmento que envolve empreendimentos de alto luxo, aqueles voltados para a classe triple A, corre por uma pista livre, ao contrário de outros setores do mercado imobiliário. Significa que as vendas seguem aquecidas, lastreadas principalmente pela cotação do dólar. Quem adquire esse tipo de residência tem suas economias em moeda estrangeira, sejam brasileiros ou estrangeiros. Por isso, construtoras e incorporadoras que atendem a esse público desconhecem a palavra crise. Para elas, os imóveis de alto padrão estão no paraíso.

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Um bom exemplo se encontra na cidade de São Paulo, onde o volume de lançamentos de imóveis voltados para a classe média (Valor Geral de Venda-VGV até R$ 1 milhão) fechou 2015 com queda de 38%. Apesar disso, os empreendimentos de luxo cresceram 20%, segundo os dados do Secovi-SP (Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo). Em Curitiba, a situação se repete. O Relatório da Ademi-PR (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná) mostra que o número de lançamentos de edifícios superluxo praticamente dobrou na capital paranaense de 2014 para 2015, saltando de 12 para 22 empreendimentos.

 

Em Santa Catarina não é diferente. Na cidade de Balneário Camboriú, cerca de 95% dos quase 2 mil imóveis em construção são destinados ao mercado de alto luxo. Os valores – dependendo da metragem e localização – variam entre R$ 1,5 milhão e R$ 30 milhões. Segundo o Sinduscon local, o metro quadrado de área total no município custa em média R$ 10 mil. No caso dos imóveis de luxo, o metro quadrado custa entre R$ 20 mil e R$ 30 mil. Um bom negócio? Sim, já que em 2015 a valorização chegou a 15% e, em 2016, deve atingir a casa dos 20%, ou seja, trata-se de uma opção de investimento segura e muito rentável.

 

Para Marco Aurélio Alberton, vice-presidente de tecnologia, qualidade e habitação do Sinduscon da Grande Florianópolis, o mercado de luxo cresce de acordo com as “necessidades dos seus consumidores” e não de acordo com as mudanças na economia, oferta de crédito e outros fatores que tradicionalmente influenciam o consumo. Segundo ele, os valores dos imóveis de alto padrão são muito dispersos e variam de forma intangível, principalmente para casas de alto luxo. “Contudo, podemos adiantar que muitas atingem cifras milionárias, com variação de R$ 10.000,00 a R$ 13.000,00 o metro quadrado de área privativa para apartamentos. 

 

Na capital catarinense, os imóveis de alto padrão estão concentrados em Jurerê Internacional, Lagoa da Conceição, Centro (principalmente na Avenida Beira Mar e suas proximidades), Parque São Jorge, Santa Mônica e Cacupé. Também existem imóveis de alto padrão em outros bairros da cidade, como Coqueiros, João Paulo e Santinho.

 

SEGMENTO SEM CRISE

De acordo com o empresário José Carlos Trossini, CEO do Taroii Investiment Group S.A., por tratar-se de um padrão de imóvel que sofre menos o efeito das variações econômicas e financeiras no país, já que seu púbico comprador é menos dependente do financiamento habitacional, esse segmento passa à margem da crise. Além disso, esse tipo de imóvel tem outra característica, que é a valorização consistente, ou seja, o metro quadrado não para de crescer. Trossini cita como exemplo o Condomínio Bravíssima, em Balneário Camboriú.

 

Perfil empresarial

O empresário José Carlos Trossini deixou a atividade bancária no antigo Bamerindus para atuar no mercado imobiliário na década de 1980. Alguns anos mais tarde, em 1993, a convite de um amigo transfere residência do Paraná para Santa Catarina, fixando-se na cidade de Balneário Camboriú. Em pouco tempo cria a empresa Multimix e, visualizando um mercado potencial no Rio Grande Sul, realiza nesse Estado alguns projetos conceituais de hotelaria, shopping, SPA e residenciais.

Após esse período, retorna a Santa Catarina, onde enxerga a oportunidade de investir em grandes áreas de terras estratégicas e desenvolver sobre os mesmos projetos conceituais, inovadores e sustentáveis. Esses investimentos sempre foram feitos com um olhar de longo prazo acreditando no crescimento, qualificação e no futuro promissor da região.

Com a criação da Holding Taroii S.A., em 2009, optou pela decisão de só incorporar em áreas próprias, trazendo mais segurança ao mercado, aos clientes e fortalecendo a ideia de trabalhar com projetos e valores diferenciados. Atualmente, incorpora e constrói dois grandes empreendimentos em Itajaí e com novos lançamentos previstos para o próximo ano nesta cidade e Balneário Camboriú.

Trossini procura sempre buscar a excelência no que faz, criando projetos inovadores, que surpreendam o mercado e aplicando diariamente o seu método “PAP” que se traduz em “paixão, audácia e persistência”.

 

A inovação no DNA

A Taroii nasceu com o propósito de olhar para o futuro, desenhá-lo de forma consciente, responsável e principalmente atender as necessidades das novas gerações. “A inovação está em nosso DNA”, afirma Trossini, que acrescenta: “Somos criadores e não seguidores de tendências.”

Segundo o empresário, ao olhar para uma cidade ou região, a Taroii procura contribuir, reescrevendo a história e a cultura local, e não apenas desenvolvendo mais um projeto imobiliário. “Respeitar a vocação natural dos locais e pessoas é a nossa missão”, salienta Trossini. O empresário acrescenta que o desafio da Taroii é enxergar horizontes de longos prazos e transportá-los para o presente.

A empresa desenvolveu nos últimos anos projetos imobiliários em áreas diversas destacando-se entre eles, o Hotel e SPA do Vinho, localizado no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves-RS; o Royal Plaza Shopping Center, em Londrina-PR; o Hotel Quality Suítes, em Bento Gonçalves; o Hotel Ibis, em Caxias do Sul-RS; o Shopping L´América, em Bento Gonçalves; o condomínio residencial Amores da Brava Club House, na Praia Brava, em Itajaí-SC e; o condomínio residencial Bravíssima Private Residence, na Praia Brava, em Itajaí. A Taroii também mantém uma reserva de áreas próprias para novos lançamentos nas cidades de Florianópolis, Porto Belo, Balneário Camboriu, Itajaí e São Francisco do Sul.

Bravíssima Private Residence

O Bravíssima Private Residence: empreendimento com 90 apartamentos distribuídos em torres de no máximo seis pavimentos e mais 57 lotes e casas de alto padrão foi planejado em uma área de 290 mil m2 localizada na Praia Brava Norte em Itajaí-SC e com frente para o mar. Está sendo construído em parceria com a Nex Group de Porto Alegre, situado entre as cidades de Balneário Camboriú e Itajaí e vem atender a uma demanda regional por empreendimentos diferenciados, exclusivos e no convívio da natureza exuberante do local. A primeira fase será entregue em 12 meses, a segunda em 24 e a fase final em 48 meses.

Sustentabilidade como diferencial

Um diferencial inovador é a preocupação com a sustentabilidade e meio ambiente. Exuberantes jardins, refrescantes brisas marítimas, extraordinária área de Mata Atlântica preservada, aromas florais, sinfonias naturais das mais variadas espécies: experiências únicas e raras. Admiradas por muitos, reservadas para poucos. Das ensolaradas manhãs de verão às charmosas noites frias de inverno, das tardes primaveris aos pores-do-sol de outono: não importa a hora e nem a estação. Você vai desfrutar de vistas deslumbrantes e espaços planejados para íntimos momentos ao som das águas e dos pássaros.

No Bravíssima Private Residence, os amplos apartamentos se destacam não apenas pelo conforto e pela versatilidade de sua planta, mas também pela completa integração com a natureza. Com poucos pavimentos, as unidades do condomínio vertical permitem que o sol privilegie a praia até o fim de tarde. No andar térreo, os apartamentos garden, com seus pés direitos altos, presenteiam seus moradores com uma generosa vista para os exuberantes jardins e para os amplos salões de festa, equipados com cozinha gourmet.

 

Terrenos
Em meio à mata verdejante e de frente para a imensidão do mar azul existe uma rara coleção de terrenos reservada para grandes projetos de vida. Um condomínio horizontal primoroso, estrategicamente dividido em 57 generosos espaços arborizados, com toda estrutura necessária para a construção de luxuosas e privilegiadas moradias.

 

Litoral catarinense atrai pela qualidade de vida

O litoral catarinense atrai as pessoas pela sua alta qualidade de vida. A cidade de Balneário Camboriú é bom exemplo. Famosa pelas praias que atraem turistas no verão e pelos arranha-céus de mais de 40 andares à beira-mar. Mas há outra faceta do município menos conhecida, porém louvável: as boas condições de vida oferecidas a seus 125.000 habitantes.

Balneário Camboriú é campeã na categoria desenvolvimento social do ranking 2015 das melhores cidades para os negócios, compilado pela consultoria Urban Systems. Nesse caso, o que contam são indicadores de saúde, educação, segurança e saneamento.

Na cidade, o índice de pobreza é de 0,22%, o menor entre as cidades com mais de 100 000 habitantes ― é bem verdade que a população mais pobre que circula ali mora na vizinha Camboriú, da qual o Balneário se desmembrou em 1964. No Brasil, o índice é de 7%. Já o número de chefes de família da classe A na cidade é de 6%, ante 2,8% na média brasileira.

 

DIFERENCIAIS DE UM CONDOMÍNIO DE ALTO LUXO

Arquitetura de grife – Hoje, alguns arquitetos se destacam no mercado imobiliário de alto padrão e ter um deles assinando a obra pode acrescentar alguns bons números ao preço de um imóvel. No Bravíssima, não somente a natureza é suntuosa, o empreendimento também. Profissionais renomados como Arthur Casas, Benedito Abbud e Frederico Carstens souberam integrar design, luxo e sustentabilidade, mantendo e respeitando as riquezas naturais da Praia Brava.

Acabamento – O material utilizado para pisos e paredes, por exemplo, também é levado em consideração na hora de tornar um imóvel especial. Os materiais preferidos dos clientes classe A são o mármore importado e madeiras nobres.

Área de lazer – No caso dos prédios, piscinas adulto e infantil não são mais o suficiente. Hoje existem regalias como spas, piscina com raia aquecida, academia e cinema.

Serviços – Não basta ter a estrutura de spa. Hoje alguns edifícios já oferecem o serviço propriamente dito, com massagens especiais, por exemplo. Outro serviço que já está presente nos edifícios de altíssimo padrão é o de concierge, um funcionário que trabalha como um assistente para facilitar a rotina dos moradores. Normalmente os serviços são do tipo o pay-per-use (cobrados individualmente, de acordo com a utilização) para deixar todos livres de preocupações. Há, ainda, o night driver, motorista que pode levar e buscar os moradores em compromissos noturnos.

Automação – Hoje já existem até aplicativos para smartphones que, conectados ao sistema da casa, permitem que o morador ligue a banheira e coloque a água para aquecer antes de pisar em seu lar doce lar. Outras modernidades como o controle de luzes e segurança pelo telefone também já é possível. 

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