O Grupo Havan divulgou o Balanço de 2015, informando crescimento nominal de 15%, com faturamento de R$ 4,073 bilhões. O desempenho foi impulsionado principalmente pela expansão da rede de lojas de departamento, com a abertura de sete novas filiais, além da adoção de medidas para realinhamento de mix de produtos, com foco no cliente. Para 2016, a expectativa é de incremento de 10% nas vendas.
O crescimento foi comemorado pela rede, porém, ficou abaixo do esperado, já que nos últimos seis anos a Havan cresceu à média de 50% ao ano. “Vivemos um período atípico em 2015, no qual a instabilidade política do País refletiu na economia e acabou afetando negativamente todos os setores, especialmente o comércio, que sofreu a retração nas vendas, devido à perda do poder de compra do consumidor”, avaliou o diretor-presidente, Luciano Hang.
O Grupo Havan fechou o ano com 93 mega lojas, em 14 estados e 74 cidades brasileiras, totalizando quase um milhão de metros quadrados construídos. A força de trabalho representava 10 mil colaboradores em dezembro.
Em 2016, a Havan espera crescer 10% no faturamento. O plano de expansão está sendo reavaliado, em virtude do momento político e econômico. Por enquanto, estão previstas apenas duas inaugurações, em Jundiaí e Praia Grande, no interior paulista. “O momento é de muita cautela, de focar nos processos internos e de fortalecer ainda mais o relacionamento com os clientes nas regiões em que já atuamos”, reforçou Hang.