Publicidade
Grupo RIC comemora a marca de 1 milhão de seguidores e aposta nas redes sociais
28 de Julho de 2016

Grupo RIC comemora a marca de 1 milhão de seguidores e aposta nas redes sociais

Publicidade

Postar, comentar, curtir e compartilhar já não são mais termos usados apenas nas redes sociais. Desde que implantou a área de mídias sociais o Grupo RIC SC, que atua no ramo de comunicação há 30 anos, colhe bons frutos e agora comemora a marca de 1 milhão de seguidores em suas redes. A empresa acredita que essa conquista prova que, diferente do que se pensava, as mídias podem trabalhar de forma integrada.

A empresa de comunicação é constituída por TV, jornal, sites e editora de revistas, por conta disso possui 89 páginas, presentes noFacebook, Twitter, Instagran, YouTube e Linkedin. Esta rede é alimentada por uma equipe de mídias sociais do marketing do Grupo RIC SC e trabalha em parceria com as equipes de jornalismo da RICTV Record e jornal Notícias do Dia.

Publicidade

Conteúdo
As postagens divulgam previamente e posteriormente os destaques dos noticiários e notícias institucionais, seja por meio de fotos ou vídeos gravados pelos próprios jornalistas, ampliando o alcance do conteúdo como forma de engajar o público. Já pelo WhattsApp as pessoas podem enviar vídeos, fotos, pautas e opiniões sobre determinados assuntos que garantem a participação ativa do telespectador.

Com as ações as páginas ganharam, gradativamente, mais notoriedade, de 2014 para 2015 o crescimento chegou a 28,68%. Já de 2015 até junho de 2016 foi de 53,52%, chegando a marca de 1 milhão. Predomina nas páginas o público entre 25 e 35 anos, consumidores de notícia, o mercado publicitário e as classes B e C.

Para Sendy Luz, supervisora de mídias sociais a integração com o jornalismo foi fundamental para conquistar este objetivo. “Os números mostram que estamos cada vez mais próximos do nosso público-alvo, assim nos tornarmos relevantes e levamos o mais importante, a informação”, defende o profissional.

Social TV: Interação ao vivo
No caminho para a conquista de 1 milhão de seguidores está outro marco importante, a RICTV Record SC foi a primeira emissora regional do Brasil a usar a interação entre redes sociais e TV durante um programa. Isso ocorre desde 2014 no Jornal do Meio-Dia e posteriormente no programa Ver Mais.  

Na interação do Jornal do Meio-Dia são publicadas enquetes no Facebook, definidas de acordo com as pautas de destaque. Uma equipe fica conectada e recebe os comentários durante o telejornal, os principais aparecem na tela da TV durante o telejornal, possibilitando um retorno direto dos telespectadores.

Já no programa de variedades Ver Mais a interação ocorre com o Whatsapp, são lançados temas em quadros específicos e as perguntas são recebidas por meio da ferramenta.

Frutos positivos
O trabalho contribui diretamente para o fortalecimento do Grupo RIC SC como marca, valorizando o conteúdo jornalístico e aumentando o alcance online, que atualmente soma mais de 34 milhões de pessoas impactadas. “Identificamos que o Twitter é um forte aliado para o nosso produto, que é jornalismo. O Facebook destaca-se pela grande participação do público. Já o Linkedin gera um ótimo resultado no relacionamento com o mercado”, afirma Sendy.

A novidade vai ao encontro do compromisso da empresa de comunicação com a inovação, ousadia e melhoria contínua. “Desde que assumi o marketing do Grupo RIC SC, há 4 anos, tive o apoio da diretoria para a implantação da área de mídia sociais, agora colhemos os frutos deste investimento”, afirma Santiago Edo, gerente de marketing do Grupo RIC SC. 

Propaganda
Para Reynaldo Ramos Junior, diretor superintendente do Grupo RIC SC, o marco valoriza o grande volume de informação gerada pela empresa. “Ter um milhão de seguidores é como criar audiência de um novo veículo que fala para diferentes públicos, assim chegamos a um seleto grupo que representa o futuro do negócio da comunicação e propaganda”, afirma.

Publicidade
Publicidade