O Grupo Panvel comemora resultados recordes nas vendas da campanha de Black Friday, na contramão do registrado no varejo de forma geral.
No balanço do período principal da ação, entre os dias 20 e 26/11, a Panvel Farmácias chegou a 20% de crescimento nas vendas em relação à semana de promoção do ano passado. O volume é o maior já registrado pela rede desde que adotou ações especiais para a data, em 2016.
Aumento de tráfego
Todas as frentes de comercialização apresentaram evolução, com cerca de um terço do total de vendas realizado por canais digitais, como site e aplicativo, e pela central Alô Panvel. Um dos principais destaques em relação ao ano passado foi o e-commerce que registrou crescimento de 35% nas vendas, com um aumento de tráfego de 37% no site e no App.
Outro ponto forte da campanha está associado com as estratégias de conteúdos e social commerce desenvolvidos pela Panvel Farmácias para a semana promocional, que se traduziram em aumento dos índices de engajamento do público. Um exemplo disso foi o crescimento de quase 50% de buscas pela marca em sites como o Google, na comparação com a semana anterior à promoção.
Priscila Franzeck Barbosa, gerente executiva de Marketing e Comunicação do Grupo Panvel salienta que, “A força da nossa estratégia de conteúdo que conectou social commerce, lives, influenciadores e conteúdos criativos, possibilitaram uma presença permanentemente ativa da marca para a semana promocional. Com isso, conseguimos atingir um crescimento de todos os números de engajamento, buscas, tráfego e estratégia complementar para download de apps, garantindo o sucesso de nossas ações”.
Novo serviço de entrega
A Black Friday de 2023 foi a primeira grande campanha que contou com o novo serviço de Entrega Turbo da Panvel Farmácias, implementado em setembro, em unidades de Porto Alegre. A ferramenta, que permite a entrega dos produtos em até 30 minutos para compras realizadas pelo site ou aplicativo, teve boa adesão dos consumidores, com um índice de acuracidade no serviço na faixa de 93%.
A modalidade tradicional de Entrega Rápida também foi destaque, apresentando evolução de 30% na quantidade de vendas associadas com esse serviço, que registrou índice de acuracidade de 95%. As entregas de produtos realizadas de forma sustentável, por meio de veículos elétricos, aumentaram em 139% na comparação com 2022.
Roberto Coimbra, Diretor Executivo de Operações do Grupo Panvel avalia que, “Eficiência operacional, a maturidade logística, aliada com um planejamento consistente, disciplina estratégica e as equipes de vendas absolutamente preparadas e comprometidas foram determinantes para esse resultado. Considerando o aumento do número de vendas durante a semana da Black Friday, a rede também conseguiu manter o nível de excelência no NPS de 80 pontos, garantindo a boa experiência de compra aos clientes. Também identificamos a adesão do público consumidor para a seleção dos produtos que colocamos em promoção, com a percepção de preços acessíveis e atraentes, que favoreceu esse resultado recorde”, conclui o diretor.