Publicidade
Google é desafiado pelo TikTok depois da chegada de nova ferramenta de busca na plataforma de vídeos
26 de Setembro de 2024

Google é desafiado pelo TikTok depois da chegada de nova ferramenta de busca na plataforma de vídeos

Um mercado, que era antes era bem dominado pelo Google, passa a ter o incômodo do TikTok, já que a plataforma acaba de lançar, nos EUA, uma forma de buscar anúncios entre os seus conteúdos.

Um movimento de forma estratégica dado pelo TikTok pretende desafiar o Google, que antes era líder quando o assunto era pesquisa de anúncios. A plataforma de vídeo acaba de anunciar o lançamento, nos Estados Unidos, de uma ferramenta que permite que as marcas façam o direcionamento dos anúncios para os conteúdos mais relevantes no momento em que buscam por assuntos ligados.

Essa mudança é uma grande mudança, visto que 57% das pessoas que navegam no TikTok, principalmente as pessoas mais novas, terão ainda mais oportunidades para os anunciantes. “Um mercado, que era antes era bem dominado pelo Google, para ter o incômodo do TikTok, já que a plataforma acaba de lançar, nos Estados Unidos, uma forma de buscar anúncios entre os seus conteúdos”, destaca o Puro Marketing.

Publicidade

 

Um dos focos do TikTok é monetizar em cima do comportamento de busca de quem navega na sua plataforma

A ferramenta, que estava em período de teste desde 2023, tem como objetivo trazer a conversão de pesquisas feitas pelos usuários em receitas publicitárias. “A estratégia do TikTok é clara: monetizar o comportamento de busca dos usuários, combinando relevância, comportamento do usuário e algoritmos sofisticados para apresentar anúncios personalizados”, destacou a publicação.

Tudo isso vai contra os anúncios anteriores que eram entregues de forma genérica às pessoas que navegavam na plataforma. Esta novidade traz uma boa representação de mudança e que pode fazer com que as marcas se comportem de forma diferente durante as suas campanhas no TikTok.

Segundo informações internas da plataforma, o ganho de conversão pode chegar a 20% quando combinamos anúncios de pesquisa com anúncios InFeed. É importante lembrar que para os anunciantes é mais uma forma de buscar tráfego e conversões.

Diferente do que acontece no Google, o usuário do TikTok não entra na plataforma para fazer uma busca, porém, poderá ser impactado por aquilo que busca graças ao novo algoritmo. Este modelo de negócio gerou, só em 2023, quase US$200 bilhões para o Google.

Um ponto enfatizado pelo Puro Marketing é que, “o sucesso desta nova abordagem dependerá em grande parte de como o TikTok gere o delicado equilíbrio entre a personalização da publicidade e a experiência orgânica que os utilizadores tanto valorizam”. Afinal de contas, um dos grandes sucessos da plataforma é exatamente a forma que o algoritmo entrega o conteúdo buscado pelos usuários. Se a publicidade não acontecer de forma moderada, o TikTok poderá “sofrer” perder este “encanto” por quem gosta de estar ali muito mais pelo que é oferecido.

Foto: Pexels

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade