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Coluna Guilherme da Luz | Ferramentas de SEO: 6 melhores para alavancar seu site
15 de Julho de 2024

Coluna Guilherme da Luz | Ferramentas de SEO: 6 melhores para alavancar seu site

Atingir as primeiras colocações nos sites de busca é uma missão cada vez mais desafiadora, exigindo ferramentas de SEO aprimoradas. Conheça!

Por Guilherme da Luz 15 de Julho de 2024 | Atualizado 05 de Julho de 2024

As técnicas e estratégias de otimização para os motores de busca continuam sendo o caminho certo para o crescimento de tráfego e geração de leads. Alcançar o topo dos resultados do Google é o sonho de qualquer marca que atua no ambiente digital e para isso conhecer as ferramentas de SEO é fundamental.

Visitantes qualificados podem ser atraídos com o uso de ferramentas adequadas. Essas alternativas são softwares, pagos ou gratuitos, que ajudam a automatizar, otimizar e aperfeiçoar as estratégias de SEO.

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As ferramentas para SEO auxiliam na pesquisa de palavras-chave, construção de links, análise de concorrência, auditoria de conteúdo, e muito mais.

Pela vastidão de opções do mundo online, reuni uma lista das melhores ferramentas de SEO para alavancar seu site. Confira!

Ferramentas de SEO para otimizar suas estratégias

No mercado há muitas ferramentas que abrangem e apresentam tendências de SEO inteiramente grátis. Outras oferecem algumas funcionalidades sem custos, com amostras, e ainda há os pacotes com preços diferenciados.

Antes de iniciar a listagem das ferramentas é importante salientar que definir uma ferramenta para SEO que seja a melhor é algo impensável. Cada profissional, ou cada objetivo demanda do auxílio de uma ou mais soluções específicas.

1. WordStream para pesquisar palavras-chave

A base de toda estratégia de otimização são as palavras-chave. Mas, encontrar as mais adequadas ao seu conteúdo, e que tenham bom volume de busca é uma das complexidades do SEO.

Por isso, a primeira opção não podia ser outra, se não, uma ferramenta de SEO grátis para encontrar os termos adequados para aumentar o tráfego da sua página.

A busca pelas palavras-chave no WordStream é ilimitada, e em cada pesquisa são apresentadas várias opções para que você escolha as melhores. Tudo que precisa ser feito é escrever, na barra de pesquisa, uma palavra ou frase.

Em segundos o programa lista vários termos relacionados junto com análises de volumes mensais e níveis de concorrência. Dessa forma, fica muito fácil identificar quais possuem alto nível de buscas e devem ser acrescentadas no seu texto.

2. Keyword Insights: IA na busca por palavras-chave

A Inteligência Artificial  é um recurso muito usado atualmente para otimizar os sites para os mecanismos de busca.

Embora seja uma ferramenta de SEO paga, a Keywords Insight usa os recursos da IA para localizar grupos de tópicos relevantes a partir de uma palavra-chave. Essa funcionalidade usa algoritmos e machine learning para suas buscas.

O resultado dessa varredura permite escolher palavras-chave de cauda longa, que devem ser incluídas em uma postagem ou grupo de posts. Essa estratégia irá aumentar seu nível de autoridade, elevando a posição das SERPs.

A ferramenta também é capaz de gerar um resumo ou rascunho do material para publicação usando as palavras-chaves identificadas.

Obviamente, o conteúdo precisa ser aprimorado e revisado, uma vez que os algoritmos do Google são capazes de identificar textos não escritos por humanos.

3. Sem ideias? Use o Exploding Topics

Sem ideias? Use o Exploding Topics

Foto: Freepik

Muitos criadores de conteúdo podem cair na armadilha de não saber o que produzir. Seja por falta de criatividade, de ideias ou um branco momentâneo.

Criar conteúdo diferente todos os dias é algo muito trabalhoso. Porém, a internet é um mercado dinâmico e requer postagens frequentes.

É por isso que o Exploding Topics é uma das ferramentas de SEO que vale a pena conhecer. Afinal, verifica constantemente a web em busca de termos cuja pesquisa ou menções estão aumentando.

Dessa forma, você se mantém atualizado quanto ao que está sendo falado no ambiente digital e que pode ser base para suas produções.

Diferentemente de outras soluções, essa ferramenta não coleta dados apenas dos motores de busca, mas de vários meios, como as redes sociais. Não se trata apenas do que está sendo buscado no momento, mas o que pode ser uma tendência no futuro.

A busca por esses termos é inteiramente gratuita. Mas, o Exploding Topics oferece planos com recursos como rastreamento, alertas e relatórios detalhados sobre categorias específicas.

4. Animalz Revive para avaliar os conteúdos publicados

Se alcançar as primeiras colocações é uma tarefa que envolve muita estratégia, imagine ter uma boa classificação e perdê-la.

É comum que, com o tempo e novos conhecimentos, conteúdos mais antigos e desatualizados comecem a perder relevância. O público percebe que não se trata de um material novo ou atualizado e deixa de acessá-lo.

Por consequência, há queda no tráfego, e, os mecanismos de busca começam a identificar um nível de rejeição para o site ou o conteúdo.

Para evitar que isso aconteça, use o Animalz Revive. Essa ferramenta de SEO localiza os conteúdos decadentes e os classifica para que você possa melhorá-lo.

As informações dessa análise são enviadas por e-mail, e a solução é totalmente gratuita.

5. Free Website Grader para auditar o SEO do site

Falando sobre revisar o conteúdo, nada melhor do que a possibilidade de fazer auditorias de SEO gratuitas. É exatamente isso que o Free Website Grader oferece.

O relatório elaborado por essa ferramenta para SEO é completo e traz informações sobre segurança do site, velocidade, metadados, contagem de palavras, links de outras fontes, textos alternativos e muito mais.

As análises são enviadas por e-mail e traz uma visão geral sobre o que está indo bem, e o que precisa ser melhorado no site.

Esse tipo de auditoria é extremamente valiosa para que a experiência do usuário seja positiva e para melhorar o desempenho para os mecanismos de busca.

Free Website Grader para auditar o SEO do site

Foto de Myriam Jessier por Unsplash

6. Outranking para criação de conteúdo adequado

Sendo uma solução de Inteligência Artificial, essa ferramenta de SEO ajuda a escrever resumos e primeiros rascunhos de conteúdos otimizados que alcançam boa classificação.

Diferentemente de outras soluções, o Outranking cria conteúdo com foco, usando um conjunto de palavras-chave e priorizando as demandas das pessoas.

Em tempo real a ferramenta pontua seu conteúdo em relação ao SEO sugerindo práticas de redação que otimizam o conteúdo.

Uma das funcionalidades é a geração de conteúdo escrito e personalizado. No entanto, todo conteúdo generativo por IA deve ser revisado e acrescentado um tom de voz humano.

A estratégia da Outranking é fundamentada em dados sólidos e alimentada pela tecnologia Google NLP e OpenAI.

Como pode perceber, cada uma dessas 6 soluções visa um propósito diferente e podem ser usadas combinadas. E você, já conhecia alguma dessas ferramentas de SEO, quais irá acrescentar em suas estratégias para alavancar o site?

Ferramentas de SEO que utilizamos em nossas estratégias de Marketing de Conteúdo

Temos uma equipe de profissionais em Marketing de Conteúdo bastante completa. Conseguimos ajudar diversas marcas a alcançarem, e se manterem, entre as primeiras posições nos buscadores.

Mas, para isso, contamos com ferramentas de SEO que contribuem com nossas análises e estratégias, que são um sucesso. Veja abaixo algumas delas e como têm contribuído com o ranqueamento nos mecanismos de busca e no aumento do tráfego orgânico de nossos clientes.

Google Search Console

A ferramenta oferece diferentes funcionalidades. Por meio do Google Search Console conseguimos monitorar o desempenho do portal no Google.

Ao realizar essa análise, podemos corrigir os problemas da página, saber de onde vem os cliques e descobrir quais conteúdos atraem mais os leitores. E mais! Analisamos também a indexação, cliques, linkagem interna e impressões. Assim, definimos as melhores estratégias.

Ahrefs

Com o Ahrefs aproveitamos ainda outros recursos, além da pesquisa de palavras-chave. Ao inserir o link do portal, obtemos o DR e o tráfego, temos informações da quantidade de backlinks, entre outros.

Conseguimos ver a posição do portal para as suas principais palavras-chave, analisar concorrentes e identificar quais problemas impedem a página de melhorar sua classificação no Google.

São muitos os recursos oferecidos pelo Ahrefs e ambos contribuem para a elaboração de nossas estratégias e a desempenhar nosso plano de ação, de forma a ser um sucesso.

Semrush

A Semrush nos ajuda em vários segmentos para elaboração de estratégias e visualização dos resultados. Por meio dessa ferramenta de SEO conseguimos fazer otimizações das páginas de forma mais inteligente.

Conseguimos desde obter ideias de palavras-chave, como avaliar quais são as melhores para cada portal e como o cliente está classificando para cada termo. A Semrush ainda permite analisar backlinks, tops pages e muitas outras funções de grande ajuda.

Então, se você deseja ranquear nos buscadores e aumentar seu tráfego orgânico, podemos afirmar que essa é uma ferramenta que vai te ajudar.

Agora você tem uma lista recheada de ferramentas de SEO que vão te ajudar a ranquear nos buscadores. Conte com especialistas em conteúdo e veja os resultados aparecerem.

Foto do topo: Freepik

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