Publicidade
Diretores de marketing acham que gestão de Donald Trump pode ter um impacto nas suas estratégias
24 de Janeiro de 2025

Diretores de marketing acham que gestão de Donald Trump pode ter um impacto nas suas estratégias

A maioria dos entrevistados respondeu que com a chegada de Donald Trump temos uma estabilidade no mercado; eles também acreditam em um aumento nas vendas próprias.

Segundo informações do último IEDM (Índice de Expectativas dos Diretores de Marketing), elaborado em conjunto pela Associação Espanhola de Marketing (AMKT) e pela consultora GfK, a chegada de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos trazem algumas apostas no mundo do marketing.

Os diretores de marketing se mostraram confiantes, principalmente, quando o assunto é o aumento das vendas próprias. Além disso, eles acreditam em um aumento de investimentos publicitários.

Publicidade

Este é o terceiro semestre seguido que a o relatório traz números confiantes dos “CMOs no crescimento das suas vendas, com uma melhoria de 0,2 pontos face aos resultados já positivos do final de 2024, um dado que sugere, dizem os responsáveis ​​pelo estudo, uma percepção de estabilidade e otimismo”, explicou o Marketing News.

Sobre o crescimento das empresas, os números novamente ficaram acima do que estava previsto. “44% dos consultados declararam que as expectativas para o final de 2024 foram superadas, contra 24% que terminaram abaixo do planeado. 32% concluíram conforme planejado”.

Setores fecharam 2024 melhor do que esperava; expectativa é uma melhora com a chegada do Trump

A maioria dos setores teve um 2024 positivo, melhor do que estava prevendo. Apenas varejo, mídia, educação e serviços de marketing, que não conseguiram alcançar aquilo que estava previsto.

“Por outro lado, os setores que esperam maior crescimento nas vendas próprias nos primeiros seis meses de 2025 são os têxteis, seguros, energia e tecnologia. Neste sentido, o relatório observa que são estes mesmos setores que projetam um maior impulso ao investimento publicitário”, pontuou a publicação.

Outro ponto é o desafio para as empresas que têm a pretensão de manter os seus investimentos em marketing durante o ano de 2025. Segundo a última edição do IEDM este índice situou-se em +2,7, resultado positivo que temos uma repetição para este ano e que ainda traz uma confirmação de um pequeno “crescimento do peso dos orçamentos de marketing no volume de negócios total da empresa”.

Vale lembrar que, em 2024, era de 7,5% enquanto a previsão para o ano era de 7,7%, mostrando que uma área estrategicamente importante para as empresas.

“Tal como já aconteceu no primeiro semestre de 2024, os profissionais de marketing consultados nesta vaga também planejam reforçar o investimento publicitário nestes primeiros seis meses de 2025. Face ao final do ano passado, as expectativas de investimento publicitário passaram de +0,5 para +1,2”, continuou o Marketing News.

Diretores de marketing acham que gestão de Donald Trump pode ter um impacto nas suas estratégias

 

O final do relatório traz um destaque de que “por mais um semestre o investimento em meios online continua a crescer (até 2025, 63% das empresas consultadas irão alocar mais de 40% do seu orçamento à publicidade em meios digitais) enquanto o comércio eletrônico permaneceu estagnado (seis), em cada dez empresas não conseguem ultrapassar os 5% de crescimento).”

Foto: Pexels

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade