As notícias da DANA chegaram ao Brasil e já nos fizeram lembrar da grande tragédia do Rio Grande do Sul. A tempestade provocou diversas inundações pela Comunidade Valenciana, Castela-La Mancha e Andaluzia, que foram as regiões mais atingidas. As informações são de que mais de 200 pessoas já perderam a vida e não dá para calcular os danos materiais.
Porém, assim como no Brasil, estamos vendo diversas empresas e a sociedade se mobilizando. Segundo informações do Marketing Directo, além de grupos voluntários, diversas marcas estão fazendo de tudo para ajudar os afetados pela DANA.
O McDonald’s, por exemplo, se juntou com os “Mensageiros da Paz” para lançar uma campanha para arrecadar fundos para beneficiar as pessoas que perderam tudo com a tempestade. “Vamos Adicionar Forças” é o nome da ação. Até o dia 16 de novembro, os clientes da rede de fast food poderão fazer as doações em quiosques na Espanha. “Por cada euro doado pelos clientes, o McDonald’s compromete-se a contribuir com um euro adicional, duplicando o impacto de cada contribuição”, salientou a empresa.
Já a Uber também lançou uma campanha. A marca deixou uma seção em seu aplicativo uma parte da Cruz Vermelha para fazer as doações. A empresa de mobilidade também se disponibilizou para o envio de itens básicos (água, produtos de higiene e alimentos) sem custo. “Toda contribuição conta. Queremos incentivá-lo a fazer parte desta iniciativa e compartilhar a mensagem com seus amigos e familiares”, destacou a empresa.
Ver essa foto no Instagram
O Real Madrid, clube de futebol, também anunciou a sua colaboração. A equipe doou um milhão de euros como auxílio para as vítimas da DANA. “O Real Madrid decidiu apoiar esta campanha com a doação de um milhão de euros para ajudar as numerosas famílias que se encontram em situação crítica e precisam de toda a nossa ajuda e solidariedade”, escreveram no comunicado.
El Real Madrid dona un millón de euros para ayudar a las víctimas de la DANA.#RealMadrid
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) October 31, 2024
Airbnb.org não cobra nada para acomodar as pessoas que foram afetadas pela tempestade DANA
Para mostrar a sua solidariedade, a Airbnb.org anunciou que irá “fornecer abrigo imediato e temporário para aqueles que perderam tudo”, destacou a publicação. “Em Valência e Castellón, onde as chuvas torrenciais atingiram impiedosamente, a necessidade de alojamento de emergência continua a crescer. Foi aqui que a Airbnb.org, plataforma de aluguer sem fins lucrativos, mobilizou uma rede de anfitriões dispostos a abrir as portas das suas casas a quem mais precisa”, finalizou.
“Já fornecemos acomodações de emergência gratuitas para mais de 220 mil pessoas desde a nossa fundação em 2020, totalizando mais de 1,4 milhão de noites”, enfatiza o site oficial da Airbnb.org.
A plataforma explica como as pessoas interessadas podem ajudar as vítimas da DANA: “Os interessados em oferecer estadias – gratuitas ou com desconto – às pessoas afetadas pelas inundações em Castellón e Valência podem visitar Airbnb.org para obter mais informações sobre como começar a se hospedar. O Airbnb não cobra nenhuma taxa de serviço de anfitriões e hóspedes no Airbnb.org. Os anfitriões que partilham as suas casas através da Airbnb.org têm AirCover em todas as suas reservas, proteção contra danos e seguro de responsabilidade civil”.
Foto: Pixabay