Publicidade
Compras no Natal caem em Santa Catarina
26 de Dezembro de 2016

Compras no Natal caem em Santa Catarina

Publicidade

O resultado consta do balanço fornecido pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/SC) da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina, que mensura as vendas no crediário e/ou com cheques pré-datados. “O índice de confiança do consumidor ainda está muito abaixo do necessário para que volte a comprar como em anos anteriores”, considera Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “A preocupação com a manutenção dos empregos e o impacto da diminuição de renda ainda é muito presente”, acrescenta.

Uma das esperanças para a retomada do consumo está nas medidas anunciadas na última semana pelo governo federal – que preveem, além da possibilidade do saque do FGTS das contas inativas, a flexibilização das leis trabalhistas. “As propostas sinalizam para a desoneração tributária, contribuindo para a ampliação dos postos de trabalho. A diferenciação dos preços conforme modalidade de pagamento – dinheiro, boleto e cartões de débito e crédito – também pode beneficiar o consumidor. “No caso do pagamento à vista os lojistas são reembolsados em curto espaço de tempo, o que contribuirá para descontos ao consumidor”, explica Tauffer.

Publicidade

A boa expectativa é com as vendas do período de verão, nas dezenas de cidades do litoral catarinense e outros pontos turísticos do estado. “A afluência de argentinos, paulistas e gaúchos movimentará a economia e em médio prazo trará algum alento ao comércio”, prevê o presidente da FCDL/SC.

Publicidade
Publicidade