Na autoescola, os instrutores ensinam que motoristas precisam manter uma distância mínima de um metro e meio dos ciclistas. Porém, poucos obedecem essa regra. Pensando nisso, o Detran-RS e a Associação de Ciclistas de Porto Alegre (ACPA) criaram uma ação chamada de “Respeitômetro”, para alertar e conscientizar sobre a distância segura. De acordo com o site Comunicadores, trata-se de uma régua gigante que marca a distância lateral exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro, acoplada nas bicicletas. Ação foi realizada na Avenida Wenceslau Escobar, em Porto Alegre.
