A agência McCann Colômbia recorreu ao patriotismo e às cores da bandeira nacional para promover uma campanha de doação de sangue para Marca País. No contexto do acordo nacional de paz com as FARC, era necessário reunificar a população em torno do sentido de nação, com uma causa que afeta a todos igualmente, a doação de sangue. Lançada no mês de outubro de 2016, a campanha chamada #AmarilloAzulyYo (#AmareloAzuleEu) iluminou a Torre Colpatria, a mais alta do centro financeiro de Bogotá, com as cores da bandeira, porém sem a faixa vermelha.
Foi então iniciada em diversos meios uma campanha para a restituição da cor, feito que ocorreria uma vez fosse alcançada a meta de doações de sangue. À medida que aumentavam as doações a faixa sem cor começava a ser iluminada aos poucos de vermelho, cor que historicamente simboliza o sangue o qual os colombianos estão dispostos a derramar antes de se renderem a seus inimigos. Neste caso, ao invés das perdas, o sangue presente na bandeira representa as vidas salvas tanto pelo processo de paz quanto pelas doações de sangue.
Com um orçamento reduzido, a campanha conseguiu o apoio da mídia, formadores de opinião e redes sociais para amplificar seu apelo, além de informar sobre os postos de coleta de sangues instalados em 15 cidades do país em parceria com a Cruz Vermelha. Para apoiar a campanha e reforçar a participação de doadores, foram desenhadas bolsas de sangue especiais, com duas das três cores da bandeira (azul e amarelo), no qual a faixa vermelha era completada à medida que ela coletado o sangue, recurso visual que logo se viralizou pelas redes.
A campanha alcançou mais de 27 milhões de pessoas através das redes sociais e mídia espontânea. Em menos de 72 horas após o início da campanha houve um aumento de 14% nas doações, beneficiando mais de 6 mil pacientes.
Confira:
Ficha Técnica:
Agência: McCann Colômbia
CCO: Samuel Estrada
Diretor geral de criação: Alejandro Bermudez
Diretor criativo: Reini Farias,
Criação: Ricardo Rojas, Rafael Montoya, Julian Roldan, Luis Lopez e Jonnathan Olmos
Produtoras: Direktor Films/Bogotá e Colombo Films
Pós-produção: Bogotá Post